Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Crítica: Boa Noite, Mamãe (2015) ***

Direção: Severin Fiala, Veronika Franz
Elenco: Susanne Wuest, Lukas Schwarz, Elias Schwarz.

Sinopse: Uma família vive em uma residência isolada em meio a árvores e plantações de milho. Após dias afastada, por conta de cirurgias plásticas, a mãe (Susanne Wuest) volta para casa e não é reconhecida pelos filhos gêmeos. As crianças, de nove anos, duvidam que a mulher de rosto coberto seja realmente sua mãe e a partir de então nada será como antes.

Meu Comentário: Boa Noite, Mamãe é um dos mais inquietantes filmes que já assisti. Posso afirmar que foi um dos filmes que mais me causou incomodo. Ele é capaz de realizar uma poderosa tortura psicológica, não só em seus personagens, como também em seus espectadores.

A construção do clima de suspense em torno da mãe e seus dois filhos é perfeita, assim como a atuação do trio de protagonistas. O filme consegue te envolver em um clima de mistério, dúvidas e uma tensão sempre presente. E que devido a ótima condução dos diretores, o filme “fisga” seu espectador até seu terceiro ato. Onde todo aquele clima de tensão e mistério é deixado de lado, para entrar uma das mais revoltantes e impactantes cenas de tortura que já presenciei em uma obra cinematográfica. Repito, o filme me causou uma das piores sensações que já vivi em uma sala de cinema. Foi uma verdadeira tortura psicológica. Com isso, levanto o seguinte questionamento? O maior deslumbre de um realizador é fazer com que sua obra atinja o seu espectador. E não há dúvidas de que o filme me envolveu e me causou incômodos. Sendo assim, houve uma forte interação entre eu e o filme. E digo mais, reconheço todo o impacto do filme e suas qualidades. Mas será que esse é o objetivo principal de uma obra. Deixar seu espectador tão incomodado a ponto de pensar em abandonar o filme? Sinceramente, só vai “admirar” “Boa noite, Mamãe”, quem literalmente é um sadomasoquista. 


Boa Noite, Mamãe é uma obra que verdadeiramente merece ser vista. Além disso, o filme foi indicado em várias premiações pelo mundo, inclusive no importantíssimo European Film Awards, que premia os melhores filmes realizados no velho continente. E foi o selecionado pela Áustria para a corrida do Oscar 2016. Não há dúvidas a respeito de sua qualidade, mas tenho sérias dúvidas a respeito de suas intenções.

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