Minha Lista dos Melhores Filmes:
Como grande fã do Futebol Americano, não poderia deixar de elaborar a minha lista dos melhores filmes sobre o esporte. Confesso que não foi uma tarefa fácil, e para chegar aos dez melhores, vi ou revi cerca de 30 dos principais filmes que abordam o assunto, e para chegar à lista final, resolvi escolher apenas as obras que realmente possuíam o futebol americano como principal temática, independente se a história abordada fosse do College, do futebol americano universitário ou profissional (NFL).
E lamentavelmente, um dos meus filmes prediletos sobre esporte acabou ficando de fora. Estou falando do ótimo Jerry Maguire(1996), uma obra inspiradora, mas que apenas utilizava o futebol americano como “gancho” para a redenção do personagem interpretado por Tom Cruise, sendo assim, não era essencialmente um filme sobre o esporte.
Os 10 Melhores Filmes Sobre Futebol Americano:
1) Um Domingo Qualquer (1999)
****
Arrisco-me a afirmar que “Um Domingo Qualquer” não é somente o melhor filme sobre futebol americano já realizado, como possivelmente também é um dos cinco melhores filmes sobre esporte já levado ao cinema. Apesar de ser uma obra fictícia, o filme aborda em sua temática diversos personagens e situações facilmente encontradas em qualquer grande time da NFL. Outro destaque do filme é a direção de Oliver Stone, que consegue aglutinar uma montagem acelerada, uma “câmera de mão nervosa” e uma trilha sonora vibrante, para acrescentar ainda mais qualidade à obra. Destaco também as excelentes atuações de Al Pacino (talvez a sua última grande atuação) e Cameron Diaz (em seu melhor momento). Além das participações pra lá de especiais de James Woods, Dennis Quaid e Jamie Foxx. Um Domingo Qualquer é um grande filme, realmente vibrante e imperdível.
2) Tudo Pela Vitória (2004) ****
Abordando o cotidiano de um time de futebol americano colegial durante sua temporada de treinos e competições, Tudo pela Vitória é realmente imperdível para os fãs do esporte. Uma pequena joia a ser descoberta e mais um trabalho primoroso do diretor Peter Berg, que também utiliza uma trilha sonora vibrante e uma montagem rápida para hipnotizar e levar toda a emoção do esporte a seu espectador.
3) Duelo de Titãs (2000) ****
O enredo do filme gira em torno das tensões raciais em um time de futebol americano universitário, após a universidade unir estudantes brancos e negros. E um dos principais conflitos da obra é quando um treinador negro (Denzel Washington) assume o comando do time, mesmo após uma campanha vitoriosa do técnico Bill Yoast(Will Patton), e que continua como técnico assistente do time. Com disso, o espectador se depara com uma verdadeira batalha racial dentro e fora de campo. E um dos grandes méritos do filme é unir uma história inspiradora, com momentos de humor e também cenas eletrizantes do esporte. Duelo de Titãs é um grande filme, e também muito indicado para quem procura uma grande história nos cinemas, mesmo que não seja fã da bola oval.
4) A Grande Escolha (2014) ***
Abordando com maestria o “Draft Day”, que nada mais é do que o dia em que as equipes profissionais de futebol americano escolhem jogadores vindos do futebol universitário. A Grande Escolha é perfeita em construir toda a emoção e tensão dos bastidores dessa importante escolha, tendo como fio condutor Kevin Costner, que atua como gerente do Cleveland Browns e tem a missão de conseguir importantes contratações para a equipe, mesmo com um orçamento reduzido.
5) O Invencível (2006) Ericson Core
O filme acompanha a real trajetória de Vince Papale(Mark Wahlberg), um homem de 30 anos de idade, que após perder o seu emprego e ver o fim de seu casamento, tem a oportunidade de dar a volta por cima após ser escolhido para compor o elenco do seu time de coração, o Philadephia Eagles. Com isso, a nova temporada se torna uma oportunidade para ambos se redimirem, tanto o amado time da cidade quanto Papale. O Invencível é mais um daqueles filmes inspiradores e muito bem realizados, que consegue fisgar com toda força seu espectador.
6) Somos Marshall (2006) McG ***
Também baseado em fatos reais e também abordando a redenção no esporte, Somos Marshall narra à inspiradora história de superação do time de futebol americano da universidade de Marshall, que após o acidente aéreo que matou todos os seus atletas, teve que reconstruir tanto o seu time quanto a sua cidade após a tragédia. E não posso deixar de citar as atuações marcantes de Matthew McCounaughey (como o novo técnico da equipe), Matthew Fox (como seu assistente) e David Strathairn, como o diretor da universidade.
7) Um Sonho Possível (2009) ***
Praticamente obrigatório para os fãs da bola oval, “Um sonho possível” acompanha a trajetória de superação do hoje astro do Tennessee Titans, Michael Oher (Quinton Aaron). Que mesmo tendo tudo para ser um fracasso em sua vida, teve uma nova oportunidade após ser “adotado” pela família de Leigh Anne (Sandra Bullock). E como crítico de cinema, não posso deixar de elogiar a excelente atuação de Sandra Bulllock (merecidamente premiada com o Oscar de melhor atriz), e citar que o filme ainda foi indicado ao Oscar de melhor filme naquele ano.
8) Rudy (1993) ***
Também inspirado em uma fato real, o filme narra a história de Rudy Ruettiger(Sean Astin), que desde criança sonhava em jogar futebol americano pela universidade de Notre Dame, mesmo sendo desacreditado por quase todos. E que com muito esforço, Rudy acabou se tornando um dos grandes exemplos de superação e determinação do esporte. Ainda que cinematograficamente o filme seja irregular, a excelente história de Rudy compensa a ingenuidade da obra.
9) No Limite, a História de Ernie Davis (2008) ***
Baseado em fatos reais e também abordando a vida de um jogador de futebol americano, “No Limite” conta a triste e inspiradora história de Ernie Davis, o primeiro afro-americano a ganhar o troféu Heisman, que premia o melhor jogador de futebol americano universitário. Ainda que seja uma obra apenas correta, o filme possui grandes momentos e atuações convincentes de Rob Brown (Davis) e Dennis Quaid, na pele no lendário técnico universitário Ben Schwartzwalder.
10) Marcação Cerrada (1999) **
O filme aborda toda a obsessão de uma pequena cidade em torno do seu time de futebol americano e dos jovens atletas de sua equipe. Na realidade, o filme é muito mais um retrato desses jogadores, do que literalmente do jogo. E mesmo que seja uma obra apenas regular, o filme merece ser visto por conter alguns momentos inspiradores e totalmente compatíveis com a pressão do esporte.
Isso me lembra da série Ballers sobre o tema do futebol americano a partir de uma perspectiva muito atraente.
ResponderExcluir