Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

domingo, 3 de dezembro de 2017

Crítica do filme: Churchill (2017) ****

Direção: Jonathan Teplitzky
Elenco: Brian Cox, Miranda Richardson, John Slattery, Julian Wadham, Ella Purnell


Sinopse: Às vésperas da Operação Overlord, quando tropas aliadas desembarcaram na Normandia para enfrentar os nazistas, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill batalha para que a ação militar seja adiada.
Minha Crítica: Churchill é um filme repleto de méritos. O maior deles? A soberba atuação de Brian Cox. Digna de qualquer premiação, inclusive o Oscar. Mas que, infelizmente, vem sendo esquecida. Além dele, se destacam Miranda Richardson,  no papel de Clemmie Churchill, esposa do primeiro-ministro; e também John Slattery, como Dwight Eisennhower.

O filme apresenta um lado pouco divulgado, e desconhecido, do primeiro-ministro britânico Winston Churchill. A do homem temeroso, repleto de dúvidas,cujas ordens não são ouvidas por quem está ao redor, e muitas vezes, é contestado, inclusive pela esposa. Lembro que Churchill foi considerado, por diversas vezes, o maior britânico de todos os tempos.

Dessa forma, a obra apresenta o outro lado desse grande personagem. Os momentos de fraqueza, de soberba e a forma como foi praticamente "colocado e lado" durante a Operação Overlord, que consistia na invasão da Normandia pelas Forças de Coalizão. Por se concentrar somente em Churchill, o filme perde um pouco de interesse na "reta final", justamente após o desembarque em praias francesas. 


Além de ser uma ótima cinebiografia, o filme também apresenta um outro olhar sobre esse recorte histórico. Se destacando, durante todo o filme, o elenco e a fotografia do diretor Jonathan Teplitzky. Sem dúvida alguma, um dos maiores personagens da história recente da humanidade rendeu um filme repleto de atrativos e uma atuação brilhante de Brian Cox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário