Florence: Quem é essa Mulher (2016)***
Direção: Stephen Frears
Elenco: Meryl Streep, Hugh Grant, Simon Helberg, Rebecca Ferguson, Nina Arianda
Marguerite (2016)****
Direção: Xavier Giannoli
Elenco: Catherine Frot, Michel Fau, André Falcon, Christa Theret, Sylvain Dieuaide
Minha Crítica: "Florence: Quem é essa Mulher", pode não ser uma obra prima, mas é um daqueles filmes que faz bem para a alma. Divertido e dono de uma história hipnotizante, o filme conquista o seu espectador com grandes atuações, uma ótima produção e um roteiro que une humor e sensibilidade.
Meryl Streep interpreta Florence Foster, uma rica herdeira, apaixonada pela música, e que persegue obsessivamente o sonho de ser cantora de ópera. Aos seus ouvidos, sua voz é linda, mas para todos os outros é absurdamente horrível. Dessa forma, o ator St. Clair Bayfield (Hugh Grant), seu companheiro, tenta protegê-la de todas as formas da dura verdade, mas um concerto público coloca toda a farsa em risco.
O filme é baseado na história real de Florence Foster Jenkins, que viveu em Nova York entre 1968
e 1944. Filha de um banqueiro e herdeira do patrimônio do pai, atuava como apoiadora do cenário musical da cidade e tornou-se conhecida pelas apresentações de canto, todas desastrosas. Segundo consta, ela cantava tão mal que ganhou o apelido de "a diva do grito".
A mesma personagem já havia sido levada às telas no ótimo Marguerite (2015)****, dirigido por Xavier Giannoli, e que também estreou nos cinemas brasileiros em 2016.Apesar de abordarem a mesma personagem , a obra francesa é muito mais densa e elaborada. Já a versão americana, consegue conquistar seu espectador com um maior viés do humor. Mas em resumo, as duas obras merecem serem vistas pelos mesmos motivos: ótima história, direção competente e brilhantes atuações. Se de um lado temos Meryl Streep, do outro temos uma atuação espetacular de Catherine Frot.
Voltando a Florence, um dos méritos do filme é a direção de Stephen Frears. O experiente diretor consegue desenvolver a história e o elenco de maneira formidável. Alias, Frears é especialista em realizar grandes trabalhos na condução dos atores, e o maior exemplo disso é sua filmografia: Ligações Perigosas(1988)****,Alta Fidelidade(2000)***,A Rainha(2006)****, Philomena(2013)*** e Programado Para Vencer(2015)***.
Meryl Streep e Hugh Grant estão espetaculares. Os atores apresentam atuações sensíveis e repletas de carisma. Na realidade, são dois de meus atores prediletos. Meryl Streep pela técnica e Grant pelas extrovertidas atuações. Também merece destaque o elenco de apoio, onde até o "esquisito" Simon Helberg está muito bem. E digo mais, Florence consegue caminhar perfeitamente entre a comédia e o drama. Realmente um filme fascinante, muito em razão da interessante personagem.
Apesar de "Florence: Quem é essa Mulher" não ser tão bom quanto Marguerite, posso te garantir que
estamos falando de dois grandes filmes, e igualmente competentes dentro de suas pretensões. Florence pretende divertir o seu espectador com sensibilidade, já Marquerite, desenvolve a história de forma mais humana e tocante.
Quer um conselho? Não deixe de assistir a nenhum dos filmes. Tanto Florence quanto Marguerite
são imperdíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário