Direção: Stephen Hopkins
Elenco: Stephan James, Jason Sudeikis, Carice Van Houten, Jeremy Irons, William Hurt.
Comentário: Baseado em uma história real, “Raça” retrata um dos grandes momentos históricos dos Jogos Olímpicos. Na Olímpiadas de Berlim, em 1936, o atleta negro americano, Jesse Owens, ganhou quatro medalhas de ouro sob os olhares atentos do regime nazista de Adolf Hitler, superando os corredores arianos da Alemanha.
Além de ser uma cinebiografia muito bem realizada, o filme dá uma atenção especial a direção do filme “Olympia”. Uma obra de propaganda do regime nazista, dirigida pela cineasta Leni Riefenstahl, também conhecida pelo clássico “Triunfo da Vontade”. Durante os Jogos de Berlim, a diretora tinha que documentar a supremacia ariana sobre as outras nações, mas Jesse Owens acabou derrubando completamente essa tese.
Voltando ao filme, “Raça” é dirigido por Stephen Hopkins, um diretor desconhecido do “grande público”, mas responsável por algumas obras interessantíssimas. Como o ótimo filme de ação “Contagem Regressiva”(1994), protagonizado por Jeff Bridges e Tommy Lee Jones; o excelente “A Sombra e a Escuridão” (1996), com Val Kilmer e Michael Douglas; e também o intrigante “Sob Suspeita” (2000), com Gene Hackman e Morgam Freeman.
Não que Stephen Hopkins seja um diretor talentoso, muito ao contrário, seus trabalhos são corretos, sem “sobras”, limpos e diretos, sempre valorizando o principal em um filme: sua história e as atuações.
Raça apresenta um pouco disso. Nenhuma atuação se destaca, muito menos há criativas tomadas de câmara. É o clássico filme correto. O seu ponto forte é exatamente a é sua poderosa e hipnotizante história. Além disso, o filme é desenvolvido de forma fácil, sem formulas mirabolantes, o que é um grande acerto, já que conhecer um pouco mais do grande Jesse Owens já vale o ingresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário