Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Os 10 melhores filmes de animação de todos os tempos

Em razão da estreia do filme “Procurando Dory”, selecionei
dez filmes imperdíveis do gênero

Nunca é fácil elaborar uma lista dos dez melhores. Ainda mais quando pensamos em obras de animação, um gênero que agrega paixões e nostalgia. Listas tendem a levantar debates e dividir opiniões, mas o grande “barato” de uma lista é chamar a atenção do leitor para obras que foram incompreendidas ou ainda não foram vistas.

Os longas de animação podem ser profundos, engraçados, adultos, infantis ou mesmo assustadores. E entre os diversos estúdios, se destacam a Disney, a Pixar e as obras japonesas, que sempre apresentam histórias e visual muito diferente das obras ocidentais. 

Nos últimos anos, cada vez mais esses filmes são destinadas a um público menos especifico. Hoje direcionados a crianças, adolescentes e adultos. E já faz tempo que alcançam recordes de bilheteria e acumulam elogios da crítica. Sua importância é tão grande que a própria Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelos prêmios Oscar, criou a categoria de Melhor Animação em 2002 (ano em que Shrek venceu a estatueta).

Veja abaixo a minha lista dos 10 melhores filmes de animação:


Trilogia Toy Story (1995, 2010)*****
Direção: John Lasseter
Como não ser fã de uma das mais amadas séries de animação da história do cinema. Tem como não admirar o caubói Woody, o patrulheiro espacial Buzz Lightyear e todos os brinquedos do menino Andy? Toy Story é o típico filme que consegue agradar crianças e adultos. Levando diversão, risos e também lágrimas, como em Toy Story 3, que tenho que admitir, é o meu predileto da trilogia. 

Procurando Nemo (2003) *****
Direção: Andrew Stanton
Procurando Nemo é uma das mais espetaculares e amadas animações da história do cinema, e claro, merecidamente. O filme é engraçado, possui um ótimo roteiro e personagens cativantes, como o papai Marlin, a esquecida Dory e o aventureiro Nemo. 

Wall-E (2008)****
Direção: Andrew Stanton
O filme consegue combinar drama existencial, viés ecológico e humor. Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada. O filme venceu o Oscar de Melhor Animação e rapidamente ganhou admiradores de todas as idades. Wall-E é realmente uma pequena obra prima.

O Rei Leão (1994) *****
Direção: Roger Allers
A trilha sonora é perfeita, os personagens marcantes e o roteiro repleto de conteúdo. O Rei Leão é um dos mais bem sucedidos filmes do gênero e até hoje, é um marco dentro da animação. Como se esquecer de personagens tão cativantes como Simba, o malvado Scar e os engraçados Timão e Pumba. Sem falar que o filme já levou muitos espectadores as lágrimas com a cena da morte de Mufasa.

Shrek (2001) ****
Direção: Andrew Adamson
O filme é perfeito em vários aspectos. Shrek é incrivelmente engraçado, repleto de referências sarcásticas e dono de um humor politicamente incorreto que conquista espectadores de qualquer idade. Um dos marcos da obra e ter sido direcionado para um público mais adulto e mais exigente. Resultado, sucesso de público e crítica, e vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2001.


O Fantástico Sr. Raposo (2009)****
Direção: Wes Anderson
O Fantástico Sr. Raposo é simplesmente genial. Sem falar que é dirigido pelo também genial Wes Anderson (Moonrise Kingdom e O grande Hotel Budapeste). O roteiro é espetacular, o visual encantador e os personagens extremamente cativantes e complexos. Chamo atenção para o humor impagável e satírico, tão fantástico quanto o título do filme. Também aconselho a assistir a obra legendada, e assim, desfrutar da dublagem de George Clooney, Meryl Streep e Bill Murray, que são responsáveis pelo trio de protagonistas.

Os Incríveis (2004)****
Direção: Brad Bird
Os Incríveis é um daqueles filmes que consegue unir aventura e humor com uma eficiência ímpar. E merecidamente venceu o Oscar de Melhor Animação em 2005. Roberto Pêra já foi o maior herói do planeta sob o codinome Sr. Incrível. Porém, após salvar um homem de se suicidar, ele é processado e condenado na Justiça. Quinze anos depois, Roberto leva uma vida pacata ao lado de sua esposa, que já foi a super-heroína Mulher-Elástica, e seus três filhos. Com vontade de retomar a vida de herói, ele tem a grande chance quando surge um comunicado misterioso, que o convida para uma missão secreta em uma ilha remota. 


Branca de Neve e os Sete Anões (1937)****
Direção: William Cottrell
O filme foi o primeiro longa de animação da Disney e foi baseado em um “conto de fadas” dos irmãos Grimm. A história é universal, os personagens marcantes e a história um verdadeiro clássico. Muito em razão de conseguir unir romance e aventura com a máxima qualidade possível. Na trama, um conjunto de personagens notáveis: a rainha má, Branca de Neve, os sete anões e o príncipe encantado.

Vida de Inseto (1998)****
Direção: John Lasseter
Confesso que sou um grande fã de Vida de Inseto. A história é ótima e os personagens idem.  E além de tudo, foi lançado no mesmo ano que outra obra de temática semelhante, o também admirável Formiguinhaz, que conta com a participação toda especial de Woody Allen. Entre o humor intelectual de um, e o requinte visual do outro, fiquei com Vida de Inseto como o meu predileto. O filme acompanha a formiga Flik, que tenta combater um grupo de gananciosos gafanhotos que exige parte da colheita das formigas. Para isso, conta com a ajuda de um grupo de insetos-heróis muito atrapalhados. 


Operação Big Hero (2014)****
Direção: Don Hall
Sinceramente acho Operação Big Hero uma das melhores animações dos últimos anos. O filme mistura romance, drama e uma história emocionante com qualidade e principalmente, sensibilidade. O filme inclusive venceu o Oscar de Melhor Animação. E outra, o personagem Baymax é simplesmente espetacular.


Menções Honrosas: 
Ratatouille (2007)***, Up: Altas Aventuras (2009)***, A Bela e a Fera (1991) ***, Monstros S.A (2001)***, Frozen: Uma Aventura Congelante (2013)***, Como Treinar o seu Dragão (2010)***, A Era do Gelo (2002)***, fantasia (1940)***, O Gigante de Ferro (1999), A Pequena Sereia (1989)***, A Viagem de Chihiro (2001)***, Meu Amigo Totoro (1988)***, Ponyo (2008)***, Mogli (1967)***, Bambi (1942)***, Zootopia (2016) ***, Divertida Mente (2015)***, Uma Aventura Lego (2014)***, Enrolados (2010)***, Happy Feet (2006) ****, Pinóquio (1940)***, Dumbo (1940) ***, Cinderela (1950)***, Alice no país das Maravilhas (1951)****, Formiguinhaz (1998)****, Kung Fu Panda (2008) ***.

Um comentário:

  1. Eu realmente gosto dessos filmes. Um do meus preferidos é o que será de nozes filme. Eu recomendo. É muito Bom! Foi uma surpresa pra mim, já que foi uma historia muito criativa que usou elementos innovadores. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver, sinto que história é boa, mas o que realmente faz a diferença é a participação de Jackie Chan neste filme, já que pela grande experiência que eles têm no meio da atuação fazem com que os seus trabalhos sejam impecáveis e sempre conseguem transmitir todas as suas emoções. passou as minhas expectativas, em sério é uma história super bonita e os personagens são as coisas mais fofas do mundo, você já viu?

    ResponderExcluir