Direção: Tom McCarthy
Elenco: Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Liev Schreiber, John Slattery, Stanley Tucci.
Sinopse: Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.
Meu Comentário: Spotlight é um poderoso filme de investigação jornalística, e que remete ao maior clássico do gênero, o filme Todos os Homens do Presidente (1976), que retratava as investigações dos hoje renomados Carl Bernstein e Bob Woodward, que culminou no caso Watergate.
Baseado na notória história real de um grupo de jornalista do Boston Globe. A história gira em torno de suas investigações e das inúmeras denuncias contra a Igreja Católica em relação aos abusos cometidos por padres, além do fato de haver um acobertamento tanto por parte da igreja como pela sociedade. Que no caso de Boston, “ignorava” as denuncias em prol de um bem maior: os pontos positivos de uma interação social entre igreja e cidade.
Essa imponente presença da igreja católica na região de Boston é muito bem exemplificada com os constantes enquadramentos onde personagens e igreja estão na mesmo imagem. Alias, é bom referenciar que a cidade de Boston (capital de Massachusetts), possui uma das maiores comunidades católicas dos Estados Unidos.
O filme consegue envolver o seu espectador com o trabalho investigativo dos jornalistas, assim como, pelas sutis tentativas de influentes personalidades da cidade em “frear” os avanços das investigações. Além disso, ressalto o ótimo trabalho do elenco. E que apesar de não sobressair nenhuma grande atuação, Michael Keaton, Mark Ruffalo e John Slattery se destacam. São atuações sem grande alarde, mas intensas.
A direção de Tom McCarthy é correta, e se analisarmos sua irregular carreira, posso afirmar tranquilamente que esse é o seu melhor trabalho. Não é brilhante, mas sua condução é precisa.
Também aprecio as mudanças que o roteiro apresenta. Aliás, um ótimo roteiro. No princípio os jornalistas questionam a igreja, depois a comunidade de Boston e por fim, se questionam. Por que não fizemos nada antes? Demonstrando a fragilidade do assunto em uma comunidade amplamente católica.
Spotlight – Segredos Revelados é um dos grandes favoritos ao Oscar 2016, e teve três importantes indicações ao Globo de Ouro: Melhor filme de Drama, melhor diretor e melhor roteiro. Assim como, foi premiado (ou indicado), nas mais importantes premiações da temporada. Sem dúvida alguma o filme é dono de uma história impressionante e que merece ser descoberta.
Crítica Completa no meu canal de cinema
Nenhum comentário:
Postar um comentário