Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Crítica: A Grande Aposta (2015) ****

Direção: Adam McKay
Elenco: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, Brad Pitt, Marisa Tomei.

Sinopse: Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.

Meu Comentário: Grande parte do brilhantismo do filme provém de dois elementos: a ampla criatividade do diretor Adam McKay em contar uma história e também do ótimo elenco.

Adam Mckay sempre me chamou atenção, principalmente por suas interessantes comédias: Os Outros Caras (2010), o ótimo Quase Irmãos (2008) e o espetacular Ricky Bobby-A Toda Velocidade. São grandes filmes do gênero e repletos de pontuais (e não isolados) momentos de genialidade cômica. Sinceramente eu gosto muito da forma na qual o diretor conta suas histórias. Satírico, inteligente e repleto de humor negro. 

Apesar de ser classificado como comédia, A Grande Aposta é uma competente visão de dentro de Wall Street a respeito do colapso bancário que assolou os Estados Unidos e derrubou economias pelo mundo. 

O filme possui uma montagem eletrizante, uma direção irretocável, e além disso, para facilitar ao espectador o emaranhado de termos técnicos referentes a Bolsa de Valores e termos de investimentos, o filme se utiliza de criativas formas de explicação, entre elas, a utilização de uma loira estonteante em uma banheira repleta de espumas, simplificando ao máximo as explicações para grande parte de nós, leigos no assunto.


As vezes confuso, burocrático no segundo ato, brilhante em vários momentos, o filme é uma montanha russa de informações. E que em alguns momentos deixa seu espectador “lá em cima” e totalmente conectado com a obra, e por vezes, sentindo que o filme está monótono ou excessivamente verborrágico. 

A grande Aposta é um dos melhores filmes de 2015, tanto que foi lembrado no Globo de Ouro e possivelmente também será indicado ao Oscar. Categorias? Talvez melhor filme, talvez melhor ator (Bale e Carrell, mas sem chances de vencer), montagem e roteiro, obrigatórios.


Um comentário:

  1. Este comentário é excelente, tem uma perspectiva interessante sobre o filme. A grande aposta me manteve tensa todo o momento, se ainda não a viram, tem uma boa trama leve bom ritmo e consegue nos prender desde o principio. Ryan Gosling esta impecavel é uma das suas melhores atuações. Adoro do filmes com Ryan Gosling, porque sempre me deixa satisfeita por que em uma visão muito particular na hora de atuar em seus filmes. Considero que está no seu melhor momento como ator. Recomendo sua filmografia, meu favorita e Blade Runner 2049.

    ResponderExcluir