Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Crítica: No Coração do Mar (2015) ***

Direção: Ron Howard
Elenco: Chris Hemsworth, Cillian Murphy, Brendan Gleeson, Ben Whishaw, Benjamin Walker.

Sinopse: Inverno de 1820. O navio baleeiro Essex parte em busca de óleo de baleia. O navio é liderado pelo nada experiente capitão George Pollard (Benjamin Walker), que tem Owen Chase (Chris Hemsworth) como seu primeiro oficial. Owen sonha em ser capitão e tem o objetivo de superar a meta traçada por seu empregador. Eles navegam por meses em busca de baleias, mas quando encontram se deparam com uma grande ameaça, uma gigantesca baleia branca que irá lutar por sua sobrevivência e acabará atacando o navio e sua tripulação.

Meu Comentário: Apesar de ser um bom filme, ainda assim, eu esperava muito mais de No Coração do Mar. Obra que retrata a criação do mítico personagem Moby Dick, que ganhou vida na clássica obra literária criada por  Herman Melville, e que no filme, se utiliza da história narrada por um velho sobrevivente do navio Essex, para criação de seu mais brilhante romance.

Muito bem dirigido pelo sempre competente Ron Howard (Apollo 13/ Uma Mente Brilhante/ Rush), e repleto de cenas ainda mais impactantes pela utilização do 3D, falta ao filme algo que está somente em seu título: coração.

Tecnicamente irretocável, No Coração do Mar demora a engrenar, perdendo muito tempo na apresentação dos personagens e na tentativa de demonstrar suas inspirações. Apesar das atuações serem qualificadas, é muito difícil desassociar o protagonista Chris Hemsworth do personagem Thor, ainda mais com os enquadramentos heroicos dados por Howard. Com isso, o filme desumaniza o personagem de Owen Chase, o tornando também um mito, e talvez, o afastando da realidade desejada pelo público.

Também me incomodou a sua conclusão sem um grande clímax. Na realidade, por pouco ter lido sobre a obra antes de assistir, imaginei um desfecho totalmente diferente e muito mais épico, coisa que infelizmente o filme não é. Ainda assim, vale a pena embarcar nessa grande aventura marítima criada pela direção de Ron Howard, inspirada na clássica obra de Melville, e se deliciar com algumas cenas realmente incríveis da grande baleia branca.


Crítica do Filme no meu canal do Youtube:

Um comentário:

  1. Eu estou no amor com o protagonista, hehe... Em suma, "In the heart of the se " é um espetáculo visual muito interessante que recebe cenas específicas com força suficiente. Além disso, o filme também adiciona duas reflexões interessantes: em primeiro lugar, com Melville como eixo sobre o ato de escrever, sobre o medo de nossa própria incapacidade ea luta interna entre revelando e inventar, entre a transmissão da verdade e da captura da essência; ea segunda, sobre os interesses comerciais eternas e a tirania do dinheiro.

    ResponderExcluir