Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Crítica: BlackFish: Fúria Animal (2013) ****

Documentário
Direção: Gabriela Cowperthwaite


Sinopse: Em 24 de fevereiro de 2010, a experiente treinadora Dawn Brancheau é atacada pela baleia orca com quem fazia um show no SeaWorld. O caso teve repercussão mundial e levantou questionamentos sobre as condições que os animais viviam em cativeiro e a segurança dos próprios treinadores ao dividirem a mesma piscina com eles durante os shows. O documentário investiga o histórico dos shows com baleias orca nos Estados Unidos, mostrando que acidentes deste tipo não são tão raros assim.

Meu Comentário: Premiado em diversos festivais pelo mundo, indicado ao BAFTA de melhor documentário e tido como um dos mais importantes filmes de 2013, Blackfish é hipnotizante e quase que uma obra obrigatória. O filme consegue conciliar tensão e angustia, como também traz à tona fatos que eu realmente desconhecia e que me deixaram perplexos com a complexidade do desses animais (oscas), assim como sua noção de sociedade e família.

Focando no cativeiro e na história da orca Tilkum, a mais famosa da rede de parques aquáticos SeaWorld, o documentário crítica a forma na qual esses animais são confinados, a forma pela qual são capturados, e até mesmo nas inverdades que essa grande empresa de entretenimento utiliza para continuar mantendo esses cetáceos em cativeiro.

O filme é excelentemente conduzido pela direção de Gabriela Cowperthwaite, e consegue grande êxito em expor suas justificativas com argumentos validos e repletos de credibilidade, além de algumas imagens e depoimentos chocantes, e por vezes comoventes, dos ataques/acidentes ocorridos nesses parques temáticos. Blackfish é realmente um excelente espécime de uma obra documental. obra documental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário