Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Crítica do Filme: A Grande Escolha (2014) ***1/2

Direção: Ivan Reitman.
Elenco: Kevin Costner, Jennifer Garner, Tom Welling, Frank Langella.

Sinopse: A equipe de futebol americano Cleveland Browns está tendo uma péssima temporada, e o gerente do time, Sonny Weaver Jr. (Kevin Costner), está ameaçado de demissão. No tradicional dia de contratação de novos talentos, Sonny deve provar ao mundo dos esportes que é capaz de trazer os melhores nomes para a sua equipe.

Meus Comentários: Pra quem não sabe uma das minhas grandes paixões é o futebol americano, talvez o esporte que mais cresce no Brasil. Sou um fã inveterado na NFL (liga de futebol americano), e acompanho semanalmente todos os jogos que forem possíveis. Com isso ficou fácil eu adorar o filme “A Grande Escolha”. Pois o mais interessante é que o filme utiliza os verdadeiros nomes das equipes de futebol americano, assim como possui algumas participações especiais de atletas e dirigentes. Além disso, o filme é protagonizado por Kevin Coster, que costumeiramente declaro ser admirador pois enxergo em suas interpretações uma “verdade” e atuações sempre autenticas.

Agora é claro que cinematograficamente o filme possui muitos méritos, inclusive o considero tão bom quanto “Moneyball” – O Homem que Mudou o Jogo(2011), que foi estrelado por Brad Pitt e disputou o Oscar de melhor filme naquele ano. A grande diferença é que Moneyball homenageia ao baseball, mas ambas as obras são semelhantes em seu ótimo desenvolvimento, seus intrigantes diálogos e na capacidade de captar a essência e a magia de ambos os esportes.

Eu achei o filme realmente fantástico, bem realizado, com um ótimo desenvolvimento de seu roteiro e com uma premissa muito próxima da realidade, resumindo, achei o filme demais e o considero um dos melhores filmes do ano. Méritos também do diretor Ivan Reitman, que já possui no currículo os admirados: Os Caça Fantasmas(1984) e Dave, Presidente por um Dia(1993), mas que a muito tempo estava "devendo" um bom filme.

 E em se tratando de futebol americano, A Grande Escolha ainda não chega ao nível dos meus dois filmes prediletos que abordam o esporte. O genial Um Domingo Qualquer(1999), dirigido por ninguém menos que Oliver Stone e também o ótimo Tudo pela  Vitória(1994), que foi dirigido por Peter Berg.

A Grande Escolha é realmente um grande filme e indico a todos amantes do futebol americano. Entretanto tenho a sensibilidade de identificar que as pessoas que não são conhecedoras do esporte vão ter dificuldade em entender termos e toda mecânica do enredo, mas para quem é admirador do esporte é um filme realmente imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário