Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Crítica do Filme: As Aparências Enganam (1994) ***

Direção: Richard Benjamin.
Elenco: Melanie Griffith, Ed Harris, Malcolm MacDowell, Michael Patrick Clark.

Sinopse: Três garotos que residem em um subúrbio decidem ir até a cidade para pagar uma prostituta, pois desejam ver uma mulher nua. Eles quase são assaltados e por acaso são salvos por uma "profissional" (Melanie Griffith), que acaba se afeiçoando a um deles, um garoto órfão de mãe (Michael Patrick Carter). O garoto pretende unir ela e seu pai (Ed Harris), mesmo que tenha de mentir um pouco para chegar a este objetivo, e como ela está sendo perseguida por um criminoso e seu carro está com problemas ela vai ficando na pequena localidade onde eles residem, se apaixonando pelo pai do garoto. Porém, gradativamente as coisas se complicam.

Meus Comentários: Tive ontem a oportunidade de rever a esse fascinante filme sobre o “universo infantil” que desde os meus tempos de “sessão da tarde” já havia me cativado. “As aparências enganam” é uma obra que consegue retratar de forma singela toda a profundidade da inocência e suas consequências. Tudo isso sem a menor pretensão de aprofundamento no assunto ou ser uma obra mais artística, muito ao contrário. O filme é até certo ponto ingênuo, entretanto em momento algum perde sua capacidade de fascinação. Seja pela estonteante beleza de Melanie Griffith (bonita como nunca), seja pela sempre marcante presença de Ed Harris (um dos meus atores prediletos), ou mesmo pela excelente atuação do ator mirim Michael Patrick Clark, que literalmente rouba o filme no papel de Jack Wheeler.

“As Aparências Enganam” ainda consegue me emocionar e fascinar como a primeira vez que o vi lá na minha infância entre os anos 80 e 90. É um filme realmente encantador e que merece ser descoberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário