Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

sábado, 13 de setembro de 2014

Os Melhores Filmes da carreira de Jerry Lewis

Apesar de todo o respeito e renome que adquiriu ao longo de sua carreira – principalmente após se tornar um “gênio” da comédia para a crítica francesa –, nunca tive demasiada relação ou paixão pelos trabalhos protagonizados ou dirigidos por Jerry Lewis no cinema. Devo possuir em minha coleção cerca de 20 filmes de sua filmografia, e esses ultrapassam toda a sua longínqua carreira. Desde os primeiros filmes – passando pela bem sucedida e turbulenta parceria com Dean Martin –, até a sua fase que considero mais criativa, a que dirigia e atuava em suas próprias obras.

 Adepto da comédia “pastelão”, e das caras e bocas – mais tarde encontradas nos trabalhos do ator Jim Carrey –, Jerry Lewis conseguiu colher todos os “louros da vitória”, que um artista poderia sonhar. Foram vários os prêmios honorários, duas estrelas na calçada da fama e total respeito dos profissionais da área, do seu enorme público e também de grande parte da crítica especializada.

E para me aproximar um pouco mais dos trabalhos realizados por Lewis, resolvi nas ultimas duas semanas ver ou rever aqueles que são considerados os seus melhores filmes. Sinceramente, ainda acho que indiscutivelmente o melhor trabalho de sua carreira é justamente o filme “O Rei da Comédia”, que na realidade foi dirigido por Martin Scorsese e no qual a atuação de Lewis é apenas como coadjuvante. Nesse mini festival cinematográfico que visou “varrer” sua carreira, confesso que foram poucos os sorrisos e nenhuma gargalhada, com isso tenho a tranquilidade em dizer que os filmes de Jerry Lewis não foram feitos para mim. É de um estilo de comédia que vai totalmente contra as minhas predileções, entretanto, o vejo com um grande artista da história do cinema, inegavelmente.



Vejamos abaixo quais são em minha opinião os 05 melhores filmes de sua carreira:


O Rei da Comédia (1982) Direção de Martin Scorsese ****
Apesar de Jerry Lewis ser apenas o coadjuvante desse filme, não teria como não colocar O Rei da Comédia, como o melhor filme de sua carreira. Além de considerá-lo excepcional, as atuações de Lewis e De Niro são inesquecíveis. O filme narra toda a paranoia do aspirante a comediante Rupert Pumpkin (De Niro), que decide sequestrar um consagrado apresentador de TV (Jerry Lewis), para chegar ao seu objetivo. Mais um filmaço na carreira da dupla Scorsese/De Niro, que indico sem receio algum. E posso até afirmar que é um dos meus filmes prediletos.



 O Mensageiro Trapalhão (1960) Direção de Jerry Lewis **1/2
Escrito, dirigido e produzido por Jerry Lewis, O Mensageiro Trapalhão é uma pequena joia cinematográfica. O filme é na realidade a união de varias enquetes cômicas protagonizadas por Jerry Lewis, na figura de um mensageiro do famoso hotel Fontainebleau em Miami, que se mete em variadas e absurdas situações em torno do seu trabalho. Entre todos os filmes que vi, considero esse o mais genial de toda sua carreira.

 

O Professor Aloprado (1963) Direção de Jerry Lewis **
Esse talvez seja o mais famoso trabalho protagonizado/dirigido por Lewis. Lembro ainda que em 1996, o filme foi refilmado com atuação de Eddie Murphy como o personagem principal. Apesar de toda a celebração em torno do filme, o achei básico e pouquíssimo engraçado. Talvez em decorrência de sucessivas homenagens que o filme tenha recebido ao longo dos anos em outras obras similares. O filme acompanha a vida de um professor feio e desajeitado (Jerry Lewis) que é ridicularizado por diversas pessoas, até que ele decide criar uma poção que o transforma em um indivíduo atraente. Mas como os efeitos não são permanentes, ele se vê metidos em situações complicadas quando sua real aparência toma conta do seu corpo.



O Terror das Mulheres (1961) Direção de Jerry Lewis**1/2
Mais um grande clássico da carreira de Lewis, O Terror das Mulheres é sobre o personagem Herbert, que após uma desilusão amorosa, consegue um trabalho em uma pensão repleta de mulheres. Mais uma oportunidade de ver Jerry Lewis em um papel característico, onde reinam as “caras e bocas” e  as gags visuais. Sem dúvida alguma, um dos seus melhores filmes. Chamo atenção para o gigantesco cenário criado dentro dos estúdios da Paramount, exclusivamente para o filme. Um trabalho de direção de arte único e um marco na história do cinema. 



O Bagunceiro Arrumadinho (1964) Direção de Frank Tashlin **
Um dos maiores sucessos da carreira de Jerry Lewis, o filme acompanha o enfermeiro Jerome( Jerry Lewis), que trabalha como atendente em um hospital, mas que sofre pois é afetado por todos os males que atingem os pacientes. O filme possui algumas “gags visuais” celebres,  entretanto não é uma comédia que tenha me agradado.

Um comentário:

  1. Gosto não se discute. Considero O Mensageiro Trapalhão o pior filme do Lewis: sem história e contendo só repetições que o comediante usou em outros filmes. João

    ResponderExcluir