Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Crítica do Filme: O Teorema Zero(2014) **

Direção: Terry Gillian 
Elenco: Christopher Waltz, Mélanie Thierry, Matt Damon, David Thewlis, Lucas Hedges.


Sinopse: Qohen Leth (Christoph Waltz), é um habilidoso hacker que vive em uma constante crise existencial. Ele é instruído por uma empresa fantasma para resolver o enigma do “Teorema Zero”, uma fórmula matemática que determinará a razão da existência dos homens e se a vida possui algum sentido. Obcecado por essa missão, ele encontra obstáculos que interrompem seu trabalho.

Meus Comentários: Além de toda criatividade visual – sempre presente nas obras dirigidas por Terry Gillian –, seu ultimo filme "O Teorema Zero" é repleto de questionamentos filosóficos e religiosos, outras abordagens constantes na filmografia do diretor. E entre as mais celebres em sua carreira cito Brazil, o Filme (1985) e a cultuada ficção científica Os Doze Macacos(1995), exemplos de saudosos momentos de sua carreira.

Apesar da boa intenção do roteiro e da direção de arte magnificamente criada por Gillian e seus colaboradores, o filme acaba se perdendo em personagens mal desenvolvidos (principalmente o mal aproveitado papel de Matt Damon), e um desenvolvimento pouco interessante do seu complexo roteiro, fazendo com que o filme se perca dentro de suas próprias indagações e se torne cansativo para o seu espectador.

Outros pontos significantes na obra são as atuações de Melanie Thierry (como uma sexy sedutora do futuro) e do jovem Lucas Hedges – que já havia me chamado atenção nos excelentes Moonrise Kingdon(2012) e Reféns da Paixão(2013). Já o sempre excelente Christoph Waltz, atua de maneira apenas convincente, sem comprometer em nada com o demérito da obra. Fora isso, considero O Teorema Zero um filme insignificante dentro da filmografia de Gillian, que pelo visto deixou o seu melhor lá no começo da carreira, com os inigualáveis filmes da série Monty Python.

Nenhum comentário:

Postar um comentário