Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Crítica do Filme: Chef (2014) **1/2

Direção: Jon Favreau
Elenco: Jon Fraveau, Emjay Anthony, John Leguizamo, Scarlett Johansson, Sofia Vergara, Dustin Hoffman, Oliver Platt, Robert Downey Jr.


Sinopse: Carl Casper (Jon Favreau) é o chef de um badalado restaurante de Los Angeles, que volta e meia enfrenta problemas com o dono do local (Dustin Hoffman) por querer inovar no cardápio ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes. Um dia, um renomado crítico gastronômico (Oliver Platt) vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa, baseada justamente no fato do cardápio ser pouco criativo. Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba demitido. Pior: a briga vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa (Sophia Vergara) para reiniciar a vida no comando de um trailer de comida.

Meus Comentários: Dirigido, roteirizado e estrelado pelo polivalente Jon Favreau, o filme Chef é totalmente diferente dos últimos trabalhos exercidos pelo diretor no cinema. Favreau deixa de lado as superproduções – como os dois primeiros filmes da série Homem de Ferro–, e volta em cena para protagonizar um filme muito pessoal, modesto e simplesmente delicioso, assim como a maior parte dos pratos preparados ou degustados ao longo da obra.

Concordo com quem possa achar o filme pouco original, mas estamos falando de uma obra verdadeiramente singela, familiar e de extremo bom. E posso dizer com clareza que muito me agradou o desenvolvimento do roteiro e que para mim soa como um pequeno exemplo de um “conto de fadas moderno”, onde já lá no começo do filme imaginamos o que pode ser o seu meio e também o seu fim. E mesmo com a descoberta que essa trilha imaginativa foi à mesma utilizada ao longo da história, ainda assim o resultado final é satisfatório e prazeroso.

Chef consegue conquistar o seu espectador com uma trama central simples e principalmente com seus adoráveis personagens principais, vividos por Jon Favreau e pelo menino Emjay Anthony. Sem falar na ajuda de celebridades dos calibres de Dustin Hoffman, Robert Downey Jr, Sofia Vergara, John Leguizano e Scarlett Johansson, que toparam em nome da amizade com o diretor atuar como personagens secundários e assim contribuir como mais um “chamariz” para o filme.

Indiscutivelmente o filme Chef é uma das mais gratas surpresas de 2014, e que garanto ser um passatempo delicioso e totalmente irresistível.

Um comentário:

  1. Como nos seres humanos somos capazes de termos visoes tao diferentes de uma mesma obra. Eu adorei Lucy enquanto minha esposa achou mais ou menos.
    Voce gostou de Chef enquanto eu acredito ter sido um dos piores filmes que assisti em 2014, talvez perdendo apenas para os 30 minutos que aguentei dentro da sala assistindo Guardioes da Galaxia (justica seja feita, eu nao sou fa de quadrinhos, e acredito que o filme tenha sido feito para esse publico).
    Chef eh uma historia sem pe nem cabeca, de um adulto infantilizado que trabalha como chef em um restaurante e atraves da ajuda de personagens improvaveis e muito (muito) mal caracterizados consegue um trailer para retomar sua carreira (?) de cozinheiro (ou sanduicheiro).
    Sophia Vergara esta horrivel, o papel de Downey Jr. eh completamente descartavel e mal encaixado, ate Hoffman, meu ator preferido, parece estar desconfortavel pedindo para correr do set.
    A historia eh absurda (sanduiches de carne com manteiga e pickles ao estilo cubano sendo o novo trendy de Miami a Los Angeles), final muito mais do que previsivel e chato pra caramba.

    ResponderExcluir