Direção: Maysles Brothers, Charlotte Zwerin
Gênero: Documentário
Sinopse: O Documentário retrata a vida de quatro vendedores de uma edição de luxo da Bíblia. Abordando viúvas, idosos e os fiéis mais fervorosos, mostra todas as artimanhas usadas para convencer as pessoas a arcarem com tamanha despesa.
Minha Crítica: Salesman – O Caixeiro Viajante é considerado por muitos como um dos dez melhores documentário já filmados em todos os tempos. É também o trabalho mais notório dos irmãos Maysles, responsáveis também por outros dois documentários clássicos: Gimme Shelter(1970) e Grey Gardens(1975).
O filme acompanha quatro vendedores de bíblias que atuam como caixeiros-viajantes e suas artimanhas para convencer clientes que em muitos dos casos, são pouco receptivos, com isso, visualizamos os mais diferentes tipos, abordagens, e engenhosas tentativas de vendas e também de “diferentes” clientes. Tudo sem uma visão mais moral ou tendenciosa, longe disso, a todo o momento e com tamanha naturalidade são expostas todas as relações de tentativas de vendas e os vários motivos para as consequentes negativas dos “supostos compradores.
Resumindo, Salesman é uma profunda e realística abordagem da sociedade americana e principalmente, é uma admirável visão de um comércio tão atuante nos anos 60 e que hoje está em desuso, os caixeiros-viajantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário