Elenco: Judi Dench, Tom Wilkinson, Maggie Smith, Bill Nighy, Dev Patel, Ronald Pickup, Celia Imrie, Penelope Wilton.
O cineasta inglês John Madden, o mesmo que venceu o Oscar de melhor filme com o superestimado Shakespeare Apaixonado (1998), tem nos últimos anos se aventurado em produções menores –como Killshot (2006) –, ou fugindo um pouco do seu gênero predileto, que são as obras de conteúdo histórico e de ótima qualidade técnica. Não é por acaso que os dois melhores filmes de sua carreira tem em seu conteúdo as características citadas, “Shakespere Apaixonado” e “Sua Majestade Mr.Brown”, e renderam grandes e premiadas atuações de seu elenco, em especial Judi Dench e Gwyneth Paltrow( ambas premiadas com o Oscar).
Em O Exótico Hotel Marigold o diretor novamente trabalha em uma produção totalmente inglesa onde o renomado elenco, que é composto com os nomes de peso de Tom Wilkinson, Maggie Smith e Judi Dench, tem estupendas e marcantes atuações. Outro ponto importante a ser levantado é a elogiada e cotada atuação para o Oscar de atriz coadjuvante de Judi Dench, acredito que seu trabalho possa até render uma indicação mais que dificilmente Judi consiga a estatueta da categoria, achando inclusive que as atuações de Tom Wilkinson – no papel de um juiz da suprema corte gay – e Maggie Smith - que interpreta uma mulher mal humorada, racista e xénofoba - são infinitamente superiores.
O filme conta a história de um grupo de aposentados britânicos que decidem na falta de melhores opções financeiras viverem sua aposentadoria em um “magnifico” hotel na Índia, hotel este que se anuncia como exótico, de grande beleza e muito lazer, mas ao chegaram no “desejado hotel” – administrado por um atrapalhado e pouco experiente gerente, Dev Patel –, encontram menos luxo do que imaginavam e além de toda a evidência do grande contraste entre a Inglaterra e a Índia. Cito ainda, que esse “contraste” é o grande charme do filme e responsável por seus melhores momentos cômicos.
O Exótico Hotel Marigold é um filme repleto de atrativos, que conta sua história de maneira leve, divertida, e por vezes emocionante, onde as atuações de todo elenco se sobressaem em relação ao próprio filme e sua história tendem a conquistar o espectador – especialmente o feminino – que definitivamente se identificará um dos seus ótimos personagens (ou todos). Mas deixo claro que não é um filme “maior”, é sim uma produção elaborada para transmitir “prazer” e satisfação a quem a assiste, e definitivamente consegue acertar em cheio.
Possíveis Indicações no Oscar: Melhor Atriz Coadjuvante(Judi Dench) e Ator Coad.(Wilkinson).
Baixar o Filme - O Exótico Hotel Marigold - http://mcaf.ee/wvni3
ResponderExcluir