Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Crítica do Filme: Bernie (2012)***

Direção: Richard Linklater
Gênero: Comédia Dramática/Suspense
Elenco: Jack Black, Shirley MacLaine, Matthew McCounaghey, Brady Coleman.

Quem nunca ouviu falar de Bernie não deixe de assistir, pois o filme é o que podemos chamar de uma obra interessante e sedutora. Vale citar que Bernie é dirigido pelo competente, porém irregular, Richard Linklater, um diretor que acabou se tornando o queridinho do público Cult mesmo quando ousa arriscar em variados gêneros, e do romance a comédia conseguiu criar um bom número de cultuadas obras: Antes do Amanhecer(1995), Antes do Pôr do Sol(2004), O Homem Duplo(2006) e Escola do Rock(2003).

O grande trunfo cinematográfico que é Bernie consiste em três poderosos elementos: seu magnifico e muito bem conduzido roteiro baseado em um fato verídico e que se utiliza de depoimentos (alguns reais, que são na realidade responsáveis pelos momentos mais hilários do filme) para tentar dialogar com o espectador e criar uma opinião de jurado em cada um que assiste a obra, outro grande mérito é a direção simples, mas eficiente de Linklater, além é claro da contida é brilhante atuação de Jack Black como o personagem principal que dá nome ao filme.

Essa divertida produção que mistura tragédia com comédia, narra a inusitada história de Bernie(Jack Black) um admirado e religioso cidadão de Carthage, Texas, que além de diretor funerário é também responsável por grande parte dos eventos socais da pequena comunidade. Após a morte do homem mais rico da cidade, Bernie acaba se envolvendo com sua rica viúva de 81 anos, Marjorie(Shirley MacLaine), que é conhecida principalmente por sua personalidade extremamente difícil. Após alguns anos de forte convivência, Bernie acaba criando uma dependência financeira em relação à viúva, que o trata cada vez mais de maneira agressiva e possessiva. E ao tentar fugir dessa situação, Bernie acaba matando Marjorie e escondendo seu corpo enquanto realiza bem feitorias com o dinheiro da vitima, ajudando desde instituições a muitos membros da população de Carthage. 

Mas a grande premissa do filme é que, como a viúva nunca foi admirada e sempre foi considerada uma pessoa difícil, grande parte da população resolve apoiar Bernie e lutar pela sua inocência, mesmo depois de sua confissão. Para isso, surge outro interessante personagem que é o promotor Danny Buck(Matthew McCounaughey em mais uma boa atuação), que vai fazer de tudo para tentar a condenação de Bernie.

Richard Linklater criou um filme que apesar de singelo é um ótimo entretenimento e além de tudo,  mistura grandes atuações (Jack Black e Shirley MacLaine) em  um roteiro divertido e que possuir uma visão muito particular do Texas, sua cultura, seus diálogos e principalmente, sua população.

Bernie é uma pequena joia moldada com simplicidade por Linklater, mas que emociona e atinge de maneira apaixonante seus espectadores.

Possíveis Indicações no Oscar: Melhor Ator(Jack Black) e Roteiro Adaptado.
Trailer Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário