Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Crítica do Filme: O Silêncio do Céu (2016) ***

Direção: Marcos Dutra
Elenco: Leonardo Sbaraglia, Carolina Dieckmann, Chino Darín

Sinopse: Diana (Carolina Dieckmann) carrega consigo um grande trauma: ela foi vítima de um estupro dentro de sua própria residência. Entretanto, ele prefere esconder o caso e não contar para ninguém. Mario (Leonardo Sbaraglia), seu marido, também tem seus próprios segredos - mistérios que, ocultos, estão matando aos poucos a relação do casal.

Minha Crítica: Dirigido pelo diretor brasileiro Marcos Dutra (Trabalhar Cansa/Quando Eu Era Vivo), e praticamente todo falado em espanhol ( o filme é uma co-produção Brasil/Uruguai), "O Silêncio do Céu" até consegue criar um clima de tensão que hipnotiza o espectador, mas falha ao não responder a todos questionamentos fundamentais para o desenvolvimento/resolução da trama.

Se existe uma palavra que possa definir o filme essa palavra é MEDO. Os personagens, suas motivações e ações tramitam sobre o medo. E o ponto de e eclosão é o estupro sofrida pelo personagem de Carolina Dieckmann. E como o ponto central da trama, toda ação é flagrado por Mario (Leonardio Sbaraglia), marido da personagem. A cena é forte, mas dirigida com muita sutileza por Dutra. Já as atuações de Sbaraglia e Dieckmann são competentíssima  e só agregam qualidades a obra. Dando o retorno necessário para uma competente construção da história.


O Silêncio do Céu é denso e interessante, além disso, merece destaque o seu aspecto visual. Ao longo do filme, acompanhamos Mario é sua sede de vingança. Para isso, luta contra medos, fala de amor, se culpa. Já a personagem de Dieckmann é enigmática. Por que não contar ao marido o estupro? Qual a relação dela com os estupradores? É nessa hora que o filme falha. Ele levanta questionamentos, mas não os conclui. E mesmo com um clímax que pode ser satisfatório para alguns, a trama central não é totalmente "amarrada", e o resultado final, insatisfatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário