Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Crítica do filme: Pequeno Segredo (2016) ***

Direção: David Schurmann
Elenco: Marcelo Antony, Júlia Lemmertz, Maria Flor, Mariana Goulard, Fionnula Flanagam

Sinopse: O filme aborda três histórias conectadas por um único segredo. Conhecidos por seus cruzamentos marítimos, os Schurmann guardaram por um longo tempo, a comovente história da adoção de Kat. E com isso, centra sua história na infância da menina e na fase em que seus pais biológicos (vividos por Maria Flor e Erroll Shand) se conheceram.

Minha Crítica: “Pequeno Segredo” causou protestos e alvoroço nas redes sociais após ser indicado a representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2017, deixando para trás o grande favorito, e meu favorito, Aquarius, filme dirigido por Kléber Mendonça Filho. Apesar de reconhecer sua inferioridade frente a “genuinidade” de Aquarius, o filme apresenta uma grande qualidade técnica e estética. E mesmo não sendo o melhor filme nacional de 2016 é, sem sombra de dúvidas, um dos três melhores. E como se era de imaginar, acabou preterido na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. 

Baseado na história real da adoção da menina Kat pela família Schurmann, o filme é um comovente drama, com ótimas atuações, e que apesar da direção precisa de David Schurmann, carece de emoção e verdade. Talvez esse seja o grande “defeito” de “Pequeno Segredo”. Sobram qualidades técnicas, mas falta paixão. Mas também reconheço que essa “paixão” esteja de alguma forma presente no filme. Seja na grande atuação de Júlia Lemmentz ou na comovente história de amor que envolve a relação de Kat e seus pais adotivos. Mas ainda assim, a impressão que o filme passa é de distanciamento, superficialidade e sentimentalismo. 


Nessa crítica, também merecem ser destacadas a belíssima fotografia da obra, sua ótima montagem, e claro, a caricata atuação de Fionnula Flanagan. Entretanto, e apesar de tudo, te convido a assistir “Pequeno Segredo”, que merecidamente, faço questão de apontar como um dos melhores filmes nacionais do ano. E antes de assistir, deixe suas questões políticas e ideológicas a parte e julgue o filme pelo que ele é, uma grande história de amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário