Direção: Gavin Hood
Elenco: Helen Mirren, Alan Rickman, Barkhad Adbi, Aaron Paul
Sinopse: O encontro de três perigosos terroristas em Nairobi, no Quênia, faz com que uma elaborada operação seja coordenada diretamente da Inglaterra. É lá que a coronel Katherine Powell (Helen Mirren) e o general Frank Benson (Alan Rickman) acompanham os movimentos dos alvos, através de um avião-drone estrategicamente posicionado. Inicialmente a operação seria para capturá-los, mas a descoberta de dois homens-bomba faz com que o objetivo mude para eliminá-los a qualquer custo. Inicia então um debate interno, envolvendo o lado militar e também o político, sobre como agir causando o mínimo possível de danos colaterais.
Meu Comentário: Gostei de Decisão de Risco não só porque é um competente suspense, mas por apresentar a guerra de outra forma. Dessa vez a guerra não está “dentro das trincheiras” ou no avanço das tropas, mas sim na atuação da espionagem, na inacreditável utilização tecnológica e no embate entre os interesses políticos e militares que permeiam uma tomada de decisão. Tudo no filme gira em torno de distâncias continentais, mas ao mesmo tempo, em ações instantâneas.
O filme é dirigido com competência por Gavin Hood, diretor sul-africano, que ganhou notoriedade ao vencer o Oscar de melhor filme estrangeiro por Infância Roubada (2005). Depois disso, realizou o irregular O Suspeito (2007) que também abordava a guerra como “pano de fundo”, e dois filmes populares, mas igualmente irregulares: X-Men Origens: Wolverine (2009) e Enders Game: O Jogo do Exterminador (2013).
Apesar de não ser extraordinário esse é o seu melhor trabalho, já que o premiado Infância Roubada não me causou nenhum impacto. Decisão de Risco possui um ritmo frenético, uma história muito bem desenvolvida e acima de tudo, reflexiva. Onde os espectadores são colocados na condição de jurí de uma situação militar. De um lado temos as analises políticas, do outro, as objetivações militares. Enquanto Helen Mirren presenteia o público com uma grande atuação no papel de uma coronel disposta a tudo para aniquilar três dos terroristas mais procurados da Africa, o general interpretado por Alan Rickman está no centro de uma discussão política. Quais os fatores que levam a tomada de uma decisão? Quais as consequências? Tudo é explicado, analisado e exposto ao espectador para julgar as atitudes tomadas ao longo da obra.
Decisão de Risco possui uma tensão ininterrupta, competentes atuações e ótimos diálogos, sem falar na sequência final que é eletrizante. O filme é um grande acerto e consegue “fisgar” seu espectador sem abusar de cenas de ação para isso. Se ainda não assistiu, assista, vale a pena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário