Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Crítica: Diplomacia (2015) **1/2

Direção:  Volker Schlondorff
Elenco: André Dussollier, Niels Arestrup.

Sinopse: Em agosto de 1944, no contexto da Segunda Guerra Mundial, o general alemão Dietrich von Choltitz está em Paris sob ordens do Terceiro Reich com a missão de comandar a explosão da capital francesa (incluindo pontes, prédios históricos e monumentos culturais). Até que, no meio da noite, recebe a visita inesperada do cônsul geral da Suécia, que vai tentar convencê-lo a livrar a cidade do destino trágico planejado pelos alemães.

Meu Comentário: O grande mérito de Diplomacia é prender a atenção do seu espectador com uma história que já sabemos o final. Sendo assim, durante o filme perdura “um suspense no ar”, o que aconteceu? O filme é dirigido por Volker Schlondorff, diretor alemão que possui em sua filmografia grandes filmes: O Tambor(1979), O Jovem Torless(1966) e A Honra Perdida de Katharina Blum(1975). Novamente a condução de Volker é primordial para o sucesso do filme, que é basicamente um “teatro filmado” (ele é baseado em uma história real), e se passa quase que em sua totalidade em um mesmo espaço. E mesmo assim, ainda consegue hipnotizar o seu espectador com ótimos diálogos e grandes atuações de André Dussollier e principalmente Niels Arestrup. O fato de já sabermos o final quebra um pouco as expectativas, mas te garanto, é um filme que vale a pena ser descoberto.

Um comentário:

  1. De fato o Diplomacia tem essas características que citou. Sabemos que Paris não foi por terra... mas ainda assim a tensão é muito bem construída. Mérito para o texto e para os atores. A fotografia do filme, mesmo que simples me agradou bastante.

    ResponderExcluir