Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

domingo, 6 de dezembro de 2015

Crítica: Pecados Antigos, Longas Sombras (2015) *****

Direção: Alberto Rodrigues
Elenco: Javier Gutierrez, Raul Arévalo, Jesus Castro, Antonio de la Torre, Nerea Barros.

Sinopse: Em um pequeno povoado, que parece ter ficado no passado, duas adolescentes desaparecem durante uma festa. Juan (Javier Gutiérrez) e Pedro (Raúl Arévalo) são dois policiais de Madri enviados para a investigação do caso. Por mais que sejam completamente diferentes ideologicamente, eles precisam superar tais desavenças durante o trabalho de resolução do caso.

Meu Comentário: Que filmaço! Que Filmaço! Me arrisco a dizer que Pecados Antigos, Longas Sombras, filme espanhol vencedor de 10 prêmios Goya em 2015, e que venceu praticamente todos os principais prêmios do cinema espanhol, seja o melhor filme do ano. Simplesmente imperdível.

Dirigido por Alberto Rodrigues, que anteriormente havia dirigido outro filme policial, o elogiado Grupo 7(2012), que ainda não vi. E brilhantemente protagonizado por Javier Gutierrez e Raul Arévalo, que interpretam a dupla de policiais Juan e Pedro, Pecados Antigos...é um daqueles filmes que não sai de sua cabeça e que você não cansa de recomendar. Estou entusiasmado até agora pela excepcional narrativa do filme, assim como, por toda sua qualidade técnica. A fotografia é belíssima, as atuações de todo elenco impecáveis, a trilha sonora compatível com a qualidade da obra, resumindo, mais um filme maduro e qualificado que o cinema espanhol revela para o mundo.

Além das atuações (vibrantes e irretocáveis), a grande arma do filme para conquistar seu espectador é seu engenhoso roteiro. Que roteiro primoroso. O filme que se passa em 1980, em uma comunidade rural da Espanha, se aproveita das investigações do desaparecimento de duas adolescentes, para desnudar todos os segredos sombrios daquela comunidade. Literalmente o filme demostra que todos têm algo a esconder. Relacionados ao desaparecimento ou não. Além disso, é muito forte a conotação política da obra, que se passa após a transição da ditadura de Franco para a democracia, e que somos lembrados a todo momento nos imponentes diálogos. Isso cria um verdadeiro conflito entre os policiais Juan e Pedro, já que Juan utiliza métodos nada aceitáveis em uma sociedade democrática. Sombras de seu passado.

Resumindo, Pecados Antigos, Longas Sombras é um suspense primoroso, repleto de reviravoltas, personagens marcantes e um desenvolvimento hipnótico. Se não viu, veja! E prepare-se para grandes emoções.


Crítica do Filme no meu canal do Youtube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário