Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Os Melhores Filmes de Terror de Todos os Tempos

Em razão do Halloween, que ocorreu no último dia 31 de outubro, resolvi elaborar a minha lista dos 10 melhores filmes de terror em todos os tempos. Claro que não foi uma tarefa fácil, uma vez que sou um grande admirador do gênero. Para chegar a lista final, não privilegiei os filmes mais importantes da história do cinema, tal como os clássicos: Nosferatu, O gabinete do Dr. Caligari, Drácula, O fantasma da Ópera e Frankenstein, fundamentais na influência de realizadores, e obras que praticamente moldaram o gênero. Mas sim, aqueles que realmente me marcaram por serem originais ou mesmo assustadores.

Realizados com o intuito de causar medo e ligados a temas macabros e sobrenaturais. Os filmes de terror normalmente falam de espíritos, zumbis, assassinos em série, renascidos dos mortos, canibais, vampiros, lobisomens, demônios e monstros. Uns podem ser mais sutis...outros totalmente sanguinolentos. E por que gostamos tanto dos filmes de terror? Pois eles atingem diretamente nossos medos mais obscuros.




1) O exorcista (1973) 
Dirigido por William Friedkin, o filme foi o primeiro sucesso estrondoso do gênero e o primeiro a ser indicado ao Oscar de melhor filme. Além disso, foi indicado em outras 10 categorias e onde venceu a de melhor roteiro adaptado e melhor som. Mesmo desde criança sendo fã de filmes de terror, confesso que demorei anos para tomar coragem em assistir O Exorcista. No elenco temos: Ellen Burstyn, Max Von Sydow e Linda Blair, no papel de Regan, a menina possuída pelo demônio. E de verdade, o filme é apavorante...e ainda para aumentar o fascínio em torno do filme, durante as filmagens, oito pessoas da produção morreram de forma misteriosa. 







2) Pânico (1996) 
Hello Sidney! Dirigido pelo especialista no gênero, Wes Craven, Pânico é uma das mais populares e bem-sucedidas franquias de todos os tempos. O filme revolucionou e fez renascer a onda de filmes de terror no final da década de 90, entre eles: Lendas Urbanas, Eu sei o que vocês fizeram no verão passado e as paródias da franquia Todo Mundo em Pânico. Brincando e abordando exatamente  os clichês do gênero, e realizando referências a alguns dos mais famosos filmes de terror da história do cinema, Pânico conseguiu misturar terror e humor de forma única. Sem falar na sua apavorante cena inicial protagonizada por Drew Barrymore, sem dúvida, uma das mais famosas do gênero. No filme, a personagem Sidney, protagonizada por Neve Campbell, é perseguida pelo assassino em série Ghostface, um dos personagens mais famosos dos filmes de terror.



3) O chamado (2002)
Pensem em um filme aterrorizante! Pronto, esse filme é “O chamado”. Refilmagem do filme japonês Ring, considero essa versão americana muito superior. O filme é dirigido por Gore Verbinski e protagonizado por Naomi Watts. No filme, Watts é uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha, e percebe que essa morte, assim como a de outros jovens, está relacionada a um estranho vídeo. E o detalhe, quem assiste o vídeo acaba morrendo sete dias depois. E a responsável é a apavorante Samara. Repleto de imagens subliminares e cenas impactantes, O Chamado é sem dúvida alguma, um dos mais assustadores filmes do gênero.







4) O Bebê de Rosemary (1968)
Dirigido por Roman Polansky, um dos maiores diretores de todos os tempo. E brilhantemente protagonizado por Mia Ferrow, John Cassavetes e Ruth Gordon. O Bebê de Rosemary é um dos maiores clássicos do horror. E quando se trata de terror psicológico, é um exemplo obrigatório. Nele acompanhamos um jovem casal que se muda para um prédio onde coisas bizarras acontecem. Quando ela engravida, passa a ter alucinações envolvendo seu marido e seus vizinhos, e começa a acreditar que todos estão envolvidos em uma seita satânica. Sério, O bebê de Rosemary é obrigatório para os fãs do gêner, pois cenas e personagens de O Bebê de Rosemary estão marcados na memória.






5) Premonição (2000)
Quando o jovem Alex Browning (Devon Sawa)tem uma premonição de que o avião em que está vai explodir, ele e seus amigos resolvem não mais viajar. Para surpresa de todos, o avião realmente explode. Mas os integrantes do grupo começam a morrer misteriosamente, um a um, e descobrem que a morte está atrás de quem a enganou. Original e repleto de mortes sanguinolentas, Premonição se tornou  uma franquia de enorme sucesso.










6) Extermínio (2002)
Extermínio é o melhor filme sobre zumbis já realizado, só isso já o credencia a fazer parte dessa lista dos melhores filmes de terror de todos os tempos. Além disso, o filme é dirigido por Danny Boyle e protagonizado por Cillian Murphy, dois nomes que agregam amadurecimento na condução da obra. Extermínio é um filme poderoso, maduro e sério. Simplesmente imperdível.











7)  Os Outros (2001)
Dirigido pelo espanhol Alejandro Amenábar, Os Outros é um dos mais impactantes e originais filmes de suspense de todos os tempos. Um filmaço. E brilhantemente protagonizado por Nicole Kidman, que merecidamente chegou a ser indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz. Durante a segunda guerra mundial, Grace decide se mudar com os seus dois filhos para uma mansão isolada, enquanto aguarda que seu marido retorne da guerra. Mas fatos estranhos começam a acontecer, fatos realmente assustadores. Sabe aquele filme que te deixa “pregado na tela”, esse filme é Os Outros!








8)  O Sexto Sentido (1999)
"Eu vejo gente morta. Com que frequência? O tempo todo". Esse foi o filme que revelou o talento do então desconhecido diretor M. Night Shyamalan, que acabou se tornando um dos principais nomes do gênero fantástico. Protagonizado por Bruce Willis, Toni Collette e o pequeno Haley Joel Osment, o filme conquistou plateias do mundo inteiro com seu roteiro original e surpreendente. Nele, Bruce Willis é um psicólogo infantil que acompanha o garoto Cole, que é apavorado por sua capacidade de ver espíritos. O Sexto Sentido foi indicado ao Oscar de melhor filme, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, direção e roteiro. 







9) Halloween: A Noite do Terror (1978)
Dirigido por John Carpenter, um dos maiores especialistas do gênero, Halloween é fantástico em vários aspectos: sua trilha sonora é marcante, sua história assustadora e além disso, o filme tornou Jamie Lee Curtis o grito mais famoso dos filmes de horror. Quando um menino de seis anos mata sua irmã ele é mandado para um hospital psiquiátrico. Quinze anos depois, na noite de Halloween, ele foge para causar horror a fictícia cidade de Haddonfield. Assim começa a história de Michael Myers e de uma das mais famosas franquias de filmes de terror.









10) A Hora do Pesadelo (1984)
"Um, dois, Freddy vem te pegar. Três, quatro, é melhor trancar a porta". Quem não conhece essa assustadora musiquinha presente nos filmes da longa franquia A Hora do Pesadelo. Nada pode ser mais aterrorizante do que um terrível assassino que ataca suas vítimas com garras de aço durante o sono. Esse é Freddy Krueger, um dos personagens mais famosos da história do cinema. 











+1) Corrente do mal (2014)
Eu tinha que fazer uma menção a esse filme. Corrente do mal é ainda desconhecido de grande parte do público, mas eu garanto: é um dos mais angustiantes filmes de terror que já vi. Original e muito bem realizado, Corrente do Mal narra as tentativas de um grupo de jovens que tenta fugir de uma força maligna que é transmitida através do sexo. E o que causa apavoramento em assistir a Corrente do Mal, é justamente fugir do obvio. Enquanto em todos os filmes os personagens são perseguidos por assassinos que correm muito rápido (vide Jason, que mesmo andando sempre chega na frente do perseguido que estava correndo), nesse filme é ao contrário. A força macabra somente persegue caminhando. Não deixem de descobrir essa obra prima do terror.  






Além dos 10 melhores, não posso deixar de citar os grandes clássicos do terror que ajudaram a moldar o gênero, assim como são admirados por uma infinidade de fãs, inclusive eu: 

O Cemitério Maldito (Baseado em uma obra da Stephen King); O Massacre da Serra Elétrica (um dos mais célebres e imitado filme de terror); A Noite dos Mortos Vivos; A Bruxa de Blair (que particularmente não gosto, mas influenciou várias outras obras na utilização de um "falso documentário"); Jogos Mortais (e suas elaborantes e sanguinolentas mortes); Sexta-Feira 13 (que gosto muito. Sem falar que Jason é um dos mais famosos personagens do gênero); Brinquedo Assassino; Poltergeist; O enigma de Outro Mundo, Lendas Urbanas, Eu Sei o que vocês Fizeram no Verão Passado; Carrie, a Estranha; Um Lobisomem Americano em Londres; O Advogado do Diabo (se não considero um terror, terror. Senão estaria entre os 10 melhores); Um Drink no Inferno; Uma Noite Alucinante, Hellraiser; Drácula (pode ser qualquer versão, mas prefiro a de Coppola); Vampiro de Almas. Suspiria (maravilhoso); O Mistério de Candyman; Viagem Maldita; IT: Uma obra prima do Medo; O iluminado e A Profecia.

Já nos últimos anos, alguns outros importantes filmes de terror se  destacaram: Invocação do mal (que gosto muito); Atividade Paranormal; Sobrenatural; The Babadook (muito bom); Mama (que realmente sou fã); Deixe ela entrar (Gosto demais); Espíritos - A Morte está ao seu lado (procure descobrir essa pequena joia); Abismo do Medo; O grito; O Albergue; Demônio; O segredo da Cabana; Olhos Famintos; REC; Panico na Floresta; A Morte do Demônio; Grito de Horror; Lua Negra; Colheita Maldita; Warlock; A Casa de Cera e À Meia Noite levarei sua Alma (do maior diretor brasileiro do gênero, José Mojica, o Zé do Caixão).



Crítica do Filme no meu canal do Youtube:
Acesse, curta e siga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário