Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Crítica do Filme: O Pequeno Príncipe (2015) **

Direção: Mark Osborne

Sinopse: Uma menina aplicada e dedicada aos estudos começa a receber cartas de seu vizinho, um senhor solitário. Nessas páginas é contada a história de um piloto que cai no deserto do Saara. Lá, ele conhece um garoto, um pequeno príncipe vindo de outro planeta. Ao contar sua história para o piloto, o menino o ajuda a refletir sobre vários assuntos e embarcam numa grande aventura.

Meu Comentário: Infelizmente essa nova adaptação cinematográfica da clássica obra literária de Antoine Saint-Exupéry, é tão irregular que realmente me aborreceu. Incomparavelmente melhor, sou um grande fã da adaptação dirigida por Stanley Donen em 1974 (assim como do livro original), e que possuía no elenco Bob Fosse, Gene Wilder e o encantador Steven Warner, no papel do pequeno príncipe. Talvez por isso, eu tenha me aborrecido tanto com essa nova adaptação, agora em forma de animação.

O primeiro grande erro foi realizar uma adaptação livre, isso é, a história do Pequeno Príncipe é apenas parte de um contexto, e que apesar da boa vontade do roteirista, e até mesmo de minha simpatia com os seus minutos iniciais, do meio para frente o filme se torna insuportavelmente repleto de absurdas licenças poéticas.


Gosto do visual do filme, e posso adiantar que grande parte da essência da obra original está presente (a rosa, o asteroide B612, o carneiro e a raposa). Mas infelizmente essa tentativa de revitalizar uma história que já é miraculosa por si só, me pareceu extremamente frustrante. Crianças não devem gostar e admiradores da obra, assim como eu, devem rejeitar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário