Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Crítica do Filme: Sob a Pele (2014) ***

Direção: Jonathan Glazer
Elenco: Scarlett Johansson, Krystof Hadek, Paul Brannigan.


Sinopse: Um alienígena (Scarlett Johansson) chega a Terra e começa a percorrer estradas desertas e paisagens vazias em busca de presas humanas. Sua principal arma é sua sexualidade voraz... Mas ao longo do processo, ela descobre uma inesperada porção de humanidade em si mesma.

Meus Comentários: Ninguém pode acusar o diretor britânico Jonathan Glazer de não tentar ser ousado e diferente, pois todos os seus filmes têm a enorme capacidade de nadar contra a corrente. Sua primeira direção foi a do interessante Sexy Beast (2000) – que arrancou elogios da imprensa mundial (e que eu gostei!), e depois assinou o controverso Reencarnação (2004), com Nicole Kidman, é que acabou se revelando um enorme fracasso tanto de critica quanto nas bilheterias.

Agora 10 anos depois de seu ultimo filme chega aos cinemas Sob a Pele, que além de ter o atrativo da nudez da bela Scarlett Johansson, conta com uma história original e principalmente com um desenvolvimento e direção de arte diferenciados, fazendo com que grande parte do público ou não compreenda o filme ou não aceite sua premissa. Compreendo que Sob a Pele possua suas particularidades, entretanto o diretor optou por uma obra muito mais alegórica do que propriamente fácil de se compreender. Além disso, o filme me causou grande apreensão em duas importantes cenas: na primeira temos a impactante cena da praia – não posso revelar muito mais do que isso. E depois a sua interessante sequência final, onde a frase “um dia é da caça o outro do caçador” representa muito bem a trama do filme.

Sob a Pele fica devendo e muito a um espectador mais exigente, porém não posso deixar de dizer que o filme conseguiu minha atenção e possui vários atrativos para o deleite de qualquer um, mesmo que esse espectador chegue ao final do filme com uma sensação de incompreensão ou falta de conteúdo, muito em razão de sua trama aberta a especulações e também de suas imagens onde toda leitura é permitida.

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