Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

domingo, 20 de abril de 2014

Crítica do Filme: Paris, Texas (1984) ***

Direção: Wim Wenders
Elenco: Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski, Dean Stockwell, Aurore Clement, Hunter Carson.

Sinopse: Um homem (Harry Dean Stanton) é encontrado exausto e sem memória em um deserto ao sul dos Estados Unidos. Aos poucos se recordando de sua vida, ele é acolhido pelo irmão Walt (Dean Stockwell), que é casado com Anne (Aurore Clément). Com eles vive também Alex (Hunter Carson), filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai.

Meus Comentários: Paris, Texas é sempre colocado ao lado de Asas do Desejo (1987), como as obras primas da carreira de Wim Wenders, um dos mais importantes diretores da historia do cinema alemão. Na realidade, eu tenho Paris, Texas como o seu melhor filme (dos que assisti) e aquele pelo qual possuía maior carinho. Falo possuía, pois nessa revisão o filme perdeu um pouco do seu encanto e se tornou de maneira mais ampla, uma obra menor. Cito que o filme foi premiado com o Palma de Ouro em Cannes, além de ser indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e ter sido constantemente apontado como um dos melhores filmes do ano de 1984 e para alguns, da história do cinema.

Paris, Texas é uma obra lenta, longa e muito misteriosa. Na realidade o filme é um grande quebra cabeças que vai se solucionando com tranquilidade à medida que o seu roteiro é desenvolvido. Pra ser sincero a lentidão de Wenders pouco me incomodou, pois entendo que nessa obra especificamente a lentidão faz parte da evolução dos personagens e da direção segura do diretor.

 
Cinematograficamente obrigatória aos fãs da sétima arte, o filme  pode se tornar uma obra  apaixonante se conseguirmos captar sua  bela fotografia, sua interessante trilha sonora, uma direção precisa e atuações poderosas. E mesmo aqueles que se sentirem incomodados com a vagareza do filme podem se surpreender com a ótima e humana atuação de Harry Dean Stanton (nunca reconhecido) e a maneira pela qual o roteiro/filme expressa de maneira tão rica a aproximação/relação com o seu filho(Hunter Carson).

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