Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

sábado, 10 de maio de 2014

Crítica do Filme: Nosferatu (1922) ***

Direção: F.W Murnau
Elenco:
Max Schreck, Greta Schroder, Ruth Landshoff.

Meus Comentários: Nosferatu é um filme sempre presente nas listas dos melhores filmes de todos os tempos. Praticamente uma unanimidade, ainda mais entre os apaixonados por filmes de terror, que significativamente Nosferatu tem uma importância grandiosa dentro do gênero. Fora isso o filme é dirigido por F.W.Murnau, um dos mais importantes cineastas alemães em todos os tempos e também é uma obra de extrema importância e delineadora do que viria a ser o movimento cinematográfico conhecido como Expressionismo Alemão. 

Outra curiosidade para quem não sabe, Nosferatu é baseado no clássico literário Drácula de Bram Stoker, e que após a sua adaptação para o cinema ser recusada pelo autor do livro, Murnau resolveu adaptar o seu vampiro, nascendo assim Nosferatu. Para quem assiste hoje pela primeira vez ao filme o impacto é mais técnico do que cinematográfico, pois ao longo dos anos tivemos inúmeras adaptações da obra de Bram Stoker nos cinemas e algumas com resultados muito superiores, entre elas a minha predileta é o Drácula de Bram Stoker dirigido por Coppola em 1992.

Nosferatu é um grande clássico, entretanto sua contribuição é maior nos primórdios do cinema (contribuindo para o desenvolvimento do mesmo), do que como obra cinematográfica por si só...é um filme muito mais importante para a história do cinema do que representativo perante o cinema que viria a ser desenvolvido a partir do seu lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário