Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

domingo, 2 de dezembro de 2012

Crítica do Filme: The Girl(2012) ***

Direção: Julian Jarrold
Gênero: Drama
Elenco: Toby Jones, Sienna Miller, Imelda Staunton, Penelone Wilton.
Que o diretor inglês Alfred Hitchcock é um dos maiores diretores de todos os tempos, todo mundo já sabia disso, agora o que essa nova produção da HBO feita especialmente para TV retrata é exatamente o lado obscuro e pouco conhecido do grande mestre do suspense, sua obsessão pela atriz Tippi Hedren durante as filmagens dos clássicos “Os Pássaros”(1963) e “Marnie, Confissões de uma Ladra”(1964) .

O filme que é dirigido por Julian Jarrold (Amor e Inocência) – grande especialista em biografias – consegue transpor para as telas com toda veracidade a interessante abordagem do roteiro que foi efetivamente adaptado de uma série de entrevistas com membros da produção e que resultaram no livro “O Lado Negro do Gênio. Nele, temos a oportunidade de acompanhar as investidas de um obsessivo Hitchcock sobre a ex- modelo e grande aposta do diretor como atriz Tippi Hedren, que foi contratada para ser a grande protagonista do filme “Os pássaros”, e que após as inúteis tentativas do diretor em conquistar a jovem atriz, começa um processo de perseguição que por momentos chega a ser torturante, tanto para Tippi quanto ao espectador, e o grande mestre faz tudo sem perder a classe e o charme inglês, suas grandes características pessoais.
Além de abordar os bastidores de um clássico do cinema e uma postura nunca antes demonstrada do mestre do suspense, o filme conta ainda com a magnífica atuação de Toby Jones (O Espião que Sabia Demais), que consegue retratar com perfeição Hitchcock e que vai servir de comparativo com a também elogiada atuação de Anthony Hopkins no filme “Hitchcock”(2012), amplamente cotado para uma indicação ao Oscar de melhor ator.Além de Toby Jones, são destaques também as atuações de Sienna Miller como Tippi Hedren e Imelda Staunton, que interpreta a passiva, porém presente esposa de Hitchcock, Alma Reville.

The Girl é uma obra adorável de ser acompanhada, e que consegue desmistificar o homem Hitchcock sem alterar ou emitir opinião sobre do diretor. Tudo fluindo entre imagens clássicas, bastidores, uma trama envolvente e ótimos posicionamentos de câmera de Julian Jarrold. Eu pelo menos gostei muito da abordagem do roteiro, assim como da condução de diretor, sem citar as excelentes atuações. Para quem gosta de uma obra que fala sobre os bastidores do cinema, The Girl é um filme imperdível.
Trailer aqui

2 comentários:

  1. João Luís Martínez20 de maio de 2013 às 13:37

    É interessante o fato de duas produções que tem o "mestre do suspense" como persnagem central, tenham sido realizadas em tão pouco espaço de tempo. Apesar de ser menos conhecido, Toby Jones ao meu ver faz um trabalho ainda melhor do que o de Anthony Hopkins, pelos mesmos motivos que fazem "The Girl" ser um filme mais coeso e interessante do que "Hitchcok". A produção do HBO mostra um Hitch mais cheio de nuances e portanto, mais humano, capaz de demonstrar algumas fraquezas, num momento em que está bêbado. Mas admito que ambas as produções, por mostrarem cenas doa bastidores das filmagens de clássicos como Psicose ("Hitchcock") e Os Pássaros e Marnie ("The Girl"), são filmes obrigatórios para os fãs do mestre Hitch, ou para quem gosta de bons filmes.

    ResponderExcluir
  2. Amigo João Luís MArtinez...concordo em gênero, número e grau!!!

    ResponderExcluir