Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Projeto 365 filmes em 365 dias de 2017


Para quem acompanha o meu blog, e ainda não sabe, além de jornalista e crítico de cinema, sou um fanático por filmes, um cinéfilo assumido. Comecei a anotar a todos os filmes que assisti a partir de 1998, e de lá para cá, já vi aproximadamente 10 mil filmes, todos devidamente catalogados. Em 2001, comecei minha coleção de filmes (DVD e Blu-ray) com a intenção de possuir os meus 100 filmes prediletos. A coleção foi aumentando, a minha obstinação também, e o que era para ser uma coleção de melhores filmes se tornou um resumo do “melhor da história do cinema”. E que hoje ultrapassam os 10 mil títulos.

Filmes americanos, latinos, africanos, brasileiros, asiáticos, europeus e da Oceania. Obras clássicas e outras totalmente experimentais. Onde existe cinema, eu faço questão de possuir uma obra ou toda a obra dos seus mais importantes diretores. Com isso, aparece outra obsessão desse cinéfilo. Listas de melhores filmes. Sendo assim, se você pesquisar os 10 melhores filmes da Áustria, por exemplo, muito provavelmente os terei em minha coleção (e de forma pouco provável, já os assisti).


No meio dessa loucura cinematográfica, fico perdido entre assistir a um lançamento, rever a um dos meus filmes prediletos ou me aventurar na minha imensa coleção de raridades. Dessa forma, tento montar “festivais de cinema” e me guiar pelas principais premiações do mundo. Sem esquecer de priorizar os filmes que entram em cartaz ou que fazem parte da construção da filmografia de um determinado diretor.

Minha meta sempre foi a mesma: assistir a pelo menos um filme por dia. Dessa forma, vejo no mínimo 365 filmes por ano (normalmente passo dessa meta). E para demonstrar essa minha “paixão” pelo cinema, em 2017, vou postar todos os filmes que assistirei ao longo do ano. Normalmente devo realizar duas ou três postagens por semana, mas pode deixar que vou realizar as postagens referentes a data em que assisti a obra.

Espero que curtam essa viagem cinematográfica e encontrem ao longo dela filmes indispensáveis para qualquer cinéfilo. Sejam eles clássicos, blockbusters ou verdadeiras pérolas da sétima arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário