Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

sábado, 6 de dezembro de 2014

Alguns Filmes da Semana: Do tão aguardado Magia ao Luar ao decepcionante Sabotagem

Magia ao Luar (2014) **
Direção: Woody Allen
Elenco: Colin Firth, Emma Stone, Marcia Gay Harden.

Pra mim que sou um grande fã de Woody Allen, e faço questão de afirmar que ele é um dos meus diretores prediletos (e prova disso é que possuo em minha cinemateca todos os filmes de sua filmografia), posso criticar sem medo: Magia ao Luar é uma grande decepção.

Muito aquém dos últimos trabalhos do diretor – até mesmo do criticado Para Roma com Amor(2012), e do qual eu gostei –, o grande problema da obra é a sua exposta simplicidade. Os diálogos são inferiores ao melhor nível dos textos de Woody, o seu desenvolvimento é lento, e sinceramente o filme é totalmente inexpressivo dentro da filmografia do diretor. E não me venham com esse papo de que o pior de Woody Allen é melhor do que quase tudo que é feito, nesse caso especifico isso não é verdade.

Magia ao Luar é uma comédia romântica até interessante (e que consegue prender a atenção do espectador), com algumas boas sacadas e atuações simpáticas de Colin Firth e Emma Stone, entretanto, não possui o carisma, a inteligência e principalmente um roteiro que justifique ser uma obra do diretor.

Sabotagem (2014) *
Direção: David Ayer
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Sam Worthington, Olivia Williams.


Quando chega aos cinemas mais um filme estrelado por Schwarzenegger, sinceramente o meu interesse é zero. Já não espero nada de um ator/ex-governador, que no passado protagonizou grandes filmes de ação: True Lies, O Exterminador do Futuro, O Vingador do Futuro e mais alguns “clássicos” dos longínquos anos 80/90.

Esse Arnold dos últimos anos vem se empenhando em atuar em obras descartáveis e de extremo mau gosto, vide Os Mercenários (que abomino), O Último Desafio, o remake de A Volta ao Mundo em 80 Dias (protagonizado por Jackie Chan), e mais um emaranhado de filmes B. Mas o que me fez querer assistir a esse filme policial foi a direção de David Ayer, o mesmo do interessante Marcados para Morrer(2012). E para resumir Ayer, posso dizer que ele é um especialista em bons filmes de ação e achei que poderia ser surpreendido, mas não foi isso que ocorreu.

Sabotagem é descartável, banal, caricato e repleto de clichês, e o ponto alto da obra é a qualidade de suas cenas de ação (extremamente violentas) e a surpreendente atuação de Olivia Williams como uma investigadora (que sinceramente não conhecia, mesmo já tendo visto alguns filmes de sua filmografia). Resumindo, fujam que o filme é uma grande decepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário