Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

domingo, 18 de maio de 2014

Crítica do Filme: A Estrada da Vida(1954) ***

Direção: Federico Fellini
Elenco: Anthony Quinn, Giulietta Masina, Richard Basehard..

Sinopse: Gelsomina (Giulietta Masina) é vendida pela mãe para o brutamonte Zampanò (Anthony Quinn), estrela de um número em que arrebenta correntes amarradas em seu corpo. A jovem auxilia Zampanò e passa a também ser apresentar como palhaça, seguindo o estilo de Chaplin. A garota é constantemente maltratada pelo homem, que ainda a agride sempre que tenta fugir. Quando os dois se juntam a um circo, Gelsomina fica encantada com Bobo (Richard Basehart), provocando ciúmes em Zampanò.

Meus Comentários: Tenho que confessar que esperava muito mais desse grande clássico do diretor italiano Federico Fellini. Na realidade tenho uma historia muito particular com esse filme. Quando comecei a entender mais de cinema e me aprofundar no assunto, isso por volta de 1998, o meu guia para assistir aos mais importantes filmes da história da sétima arte eram a primeira lista do American Film Institute, com os 100 melhores filmes americanos, e também a relação dos vencedores do Oscar, tanto de melhor filme quanto de filme estrangeiro, categoria na qual A Estrada da Vida foi o primeiro vencedor. E vocês não tem a noção da dificuldade que era encontrar esses grandes clássicos nas vídeo locadoras, ainda mais que sou de Vitória –ES, e as opções aqui eram ainda menores do que de alguns grandes centros.

Pois bem, rodei, rodei, rodei, e nunca consegui encontrar ao celebre filme A Estrada da Vida em locadora, apenas anos mais tarde consegui comprar o DVD do filme e hoje tenho a coleção do Fellini completa em minha cinemateca.  E olha que apenas 15 anos depois que finalmente venho assistir ao filme. Decepcionado, não. Apenas não enxergo em A estrada da Vida as qualidades que filmes como Noites de Cabíria, Oito e Meio, A Doce Vida e E La Nave Va possuem. Todos esses são grandes clássicos do Fellini e em minha opinião, muito superiores a simplicidade de La Strada.

 A Estrada da Vida possui uma trilha sonora marcante e personagens mais marcantes (e interessantes) ainda, tanto que já fazem parte da história do cinema. O problema é que algumas atuações beiram o exagero, principalmente a de Masina, que super representa o tempo todo. Mas não posso negar o talento do trio de protagonistas e da grande atuação de Anthony Quinn, que visivelmente se sobressai de forma brilhante.

Triste, cru e muito realista, A estrada da vida é como seus personagens. Palpável, melancólico, alegre, resumindo, é um admirável filme sobre pessoas, com defeitos e qualidades, erros e acertos. E no geral o filme fica na média, e não erra ao apostar no singelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário