Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

domingo, 20 de outubro de 2013

Grandes Filmes de 2013 (Parte 1)

Como estamos em pleno inicio da temporada de prêmios (os grandes favoritos aos prêmios tem lançamentos mundiais entre outubro e fevereiro), resolvi elaborar uma pequena coletânea de bons filmes que estrearam nos cinemas em 2013 e que por vários motivos divergentes não pude comentar sobre eles aqui no blog. Com isso vou fazer uma pequena analise da cada filme de maneira compacta, porém bem indicativa  e pretendo em 1° de novembro lançar a lista dos melhores filmes de 2013 e assim podermos comparar com os grandes lançamentos que ainda virão.

Caça aos Gângsteres (2013) ***1/2
Direção: Ruben Fleischer
Elenco: Sean Penn, Josh Brolin, Ryan Gosling, Nick Nolte, Emma Stone, Giovanni Ribisi, Michael Pena, Robert Patrick.
Sinopse:
Los Angeles, final da década de 1940. Mickey Cohen (Sean Penn) é um dos líderes da máfia do Brooklyn.Quando ele decide expandir suas atividades pelo oeste dos Estados Unidos, um grupo especial da polícia é criado para capturá-lo. O encarregado por sua organização é John O'Mara (Josh Brolin), um policial incorruptível que escolhe a dedo os integrantes de sua grupo. Juntos eles precisam agir à margem da polícia, já que Mickey possui contatos dentro da corporação que permitem que saiba todos os movimentos antes mesmo que eles aconteçam.

Comentário: Se tem alguém que ainda não saiba, sou um grande admirador dos filmes de gângsteres e com isso me considero um verdadeiro expert no assunto e posso garantir, Caça aos Gângsteres é um dos melhores filmes do gênero dos últimos dez anos. O filme é realmente poderoso e hipnotizante, além de extremamente sangrento. Pra começar, Caça aos Gângsteres possui um elenco incrível: Sean Penn (em uma grande atuação como o grande vilão Mickey Cohen), Josh Brolin, Ryan Gosling, Emma Stone, Nick Nolte, que além de estelar  não decepciona, seja pela ótima atuação de Sean Penn, ou mesmo as competências de sempre de Josh Brolin e Ryan Gosling. Além disso, o filme possui uma historia envolvente e muito bem conduzida pelo diretor Ruben Fleischer, e que conta com uma ambientação (direção de arte) primorosa e uma trama realmente cativante. Eu como grande apaixonado pelo gênero também achei o filme por vezes muito semelhante ao clássico dirigido por Brian de Palma, Os Intocáveis(1987), mas que mal tem, se o resultado é satisfatório e as diferenças entre as duas competentes obras também resultam em ótimos resultados. Infelizmente Caça aos Gângsteres não recebeu elogios tão positivos da crítica especializada americana e não deve estar presente em nenhuma premiação dos melhores de 2013.

Jack Reacher- O Último Tiro(2013) ***
Direção:Christopher McQuarrie
Elenco: Tom Cruise, Rosamund Pike, Richard Jenkins, Robert Duvall
Sinopse:
Um crime brutal foi cometido contra cinco pessoas ao mesmo tempo e um atirador de elite, veterano de guerra, foi acusado pelos assassinatos sem muita chance de defesa. Durante o interrogatório, ele cita apenas o nome de Jack Reacher (Tom Cruise), um ex-combatente com inúmeras condecorações, dado como desaparecido para o governo e autoridades. Só que ele aparece do nada e resolve investigar por conta própria o tal mistério.

Comentário: Gostei muito de Jack Reacher – O Ultimo Tiro. O filme é repleto de reviravoltas, ótimas cenas de ação e possui um elenco grandioso e que conta com a ótima condução do diretor Christopher McQuarrie, que é mais conhecido por ser o responsável pelos roteiros de Os Suspeitos(1995), Operação Valquíria e também do próximo Missão Impossível 5, que também terá a missão de dirigir. Jack Reacher além de um ótimo entretenimento faz o espectador pensar e consegue unir a presença de Tom Cruise em um filme que verdadeiramente absorve o espectador.


O Homem da Máfia(2012) **1/2
Direção:Andrew Dominik
Elenco: Brad Pitt, Scott McNairy, James Gandonfini, Richard Jenkins, Ray Liotta.
Sinopse:
Nova Orleans. Um assalto a um jogo de pôquer ilegal, cujos participantes eram integrantes da máfia, abala o submundo do crime. O matador profissional Jackie Coogan (Brad Pitt) logo é contratado para investigar o caso, já que os chefões da máfia desejam que os responsáveis sejam punidos, mas sem estardalhaço. Entretanto, a hesitação de alguns dos participantes coloca a situação ainda mais fora de controle.

Comentário: Sinceramente não consigo acompanhar grande parte da crítica mundial que se refere com elogios a esse novo trabalho de Brad Pitt e do diretor Andrew Dominik, que também o dirigiu no cult O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford(2007), e que assim como O Homem da  Máfia, possui um ritmo muito lento mas que muito me agradou, algo muito diferente da sensação que esse novo trabalho me causou. Achei o filme entediante, por demais ambicioso e apesar de ser tecnicamente louvável (inclusive com citações claras referentes à região de New Orleans pós Katrina), para mim não passou de uma obra com muito estilo(ótima trilha sonora) e de narrativa nada atraente.


Chamada de Emergência (2013) **1/2
Direção: Brad Anderson
Elenco: Halle Berry, Abigail Breslin, Morris Chestnut.
Sinopse:
Jordan (Halle Berry) é atendente do sistema de emergência da polícia americana. Determinado dia, atende uma ligação de uma jovem assustada com o fato de que existe um homem tentando invadir sua casa. O caso acaba com o pior final possível e Jordan fica traumatizada. Anos mais tarde, ela se vê diante do mesmo criminoso, que agora ameaça outra garota, Casey (Abigail Breslin).

Comentário: Chamada de Emergência é um eficiente thriller, que assim como tem a capacidade de prender a atenção do espectador e o fazer suar frio, também consegue decepcionar da mesma maneira com um final irregular e decepcionante. Angustiante, envolvente e muito bem conduzido pelo diretor Brad Anderson, Chamada de Emergência me decepcionou pelas escolhas óbvias de seu final pouco realista e totalmente improvável. Halley Berry conduz sua personagem de maneira eficiente e o filme tem grande poder de dialogar com seu espectador. Amplamente indicado para quem procura um bom filme de suspense sem grandes pretensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário