25 de dezembro, nada melhor do que aproveitar o mais importante feriado religioso do calendário cristão para assistir a um filme inspirador e também familiar. E já é uma vertente dos canais de televisão tanto brasileiros quando mundiais, apresentar obras que hoje se tornaram clássicas por suas repetitivas e também prazerosas apresentações durante a proximidade ou mesmo, no dia de Natal.
E para celebrar uma data tão importante, selecionei os 10 melhores filmes para se ver no dia de Natal ou nessa semana que antecede a tão inspiradora data. E para isso, tentei selecionar obras que vão de encontro com o verdadeiro espírito natalino, e também filmes que celebram com alegria ou mesmo questões inspiradoras, essa data tão importante.
01 - A Felicidade Não se Compra (1946) ****
Direção: Frank Capra
Sinopse: Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, mandado Terra, para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.
Por que Ver? O filme é um dos maiores clássicos da história do cinema e talvez o melhor filme familiar já feito, sempre presente na lista dos 100 melhores filmes em todos os tempos.
02 - Da Ilusão Também se Vive (1947) ***1/2
Direção: George Seaton
Sinopse: Kris Kringle (Edmund Gwenn) é um simpático senhor de idade. Sua silhueta avantajada e barba branca imponente fazem com que ele seja contratado para trabalhar como Papai Noel na loja de departamento Macy's. Porém, Kris começa a preocupar sua chefe Doris Walker (Maureen O'Hara) quando ela descobre que ele diz ser o verdadeiro Bom Velhinho. Acusando-o de louco, Doris submete Kris a exames médicos que atestam que ele é insano. A questão é que Susan (Natalie Wood), filha de Doris, acredita fielmente que Kris seja o verdadeiro Papai Noel e passa a compreender o verdadeiro sentido do Natal.
Por que Ver? Incrivelmente inspiradora, sua história venceu o Oscar de melhor roteiro e também o de ator Coadjuvante para Edmund Gween, fantástico no papel de Papai Noel. Possui uma refilmagem em 1994 com o nome de Milagre na Rua 34.
03 – Edward Mãos de Tesoura (1991) ***1/2
Direção: Tim Burtom
Elenco: Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest, Vincent Price, Alan Arkin.
Sinopse: Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), um jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha e que na verdade foi criado por um inventor (Vincent Price), que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.
Por que Ver? Repleto de cativantes personagens e contanto com uma direção impecável de Tim Burton, Edward mãos de Tesoura se imortalizou na história no cinema com sua original história e uma atuação inesquecível de Johnny Depp.
04 – Papai Noel às Avessas (2004) ***1/2
Direção: Terry Zwigoff
Sinopse: Willie T. Stokes (Billy Bob Thornton) é um Papai Noel bastante diferente. Durante as festas de fim de ano Willie trabalha em lojas de departamento, juntamente com Marcus (Tony Cox), um anão que se veste de duende no período. A dupla possui um golpe que é aplicado ano após ano: trabalham na loja no período natalino, descobrem seu sistema de alarme e, na véspera de Natal, a assaltam. Após vários anos de sucesso, o plano é ameaçado pelo atual estado de Willie, que bebe cada vez mais e não faz o menor esforço para ser gentil com as pessoas. Por causa de sua conduta a dupla passa a ser o alvo da desconfiança de Bob Chipeska (John Ritter), o gerente da loja em que trabalham, e de Gin (Bernie Mac), o responsável pela segurança da loja.
Por que Ver? Repleto de piadas adultas e politicamente incorretas, “Papai Noel às Avessas é uma das melhores comedias dos últimos anos. Simplesmente hilária e repleta de situações inacreditavelmente engraçadas.
05 – O Expresso Polar (2004) ***
Direção: Robert Zemeckis
Sinopse: Conto de natal baseado no livro de Chris Van Allsburg, mostra o dilema de um garoto que desacreditando em Papai Noel, realiza uma viagem rumo ao Pólo Norte num trem de ferro que, apesar de guardar todas as características realistas de uma locomotiva a vapor 284-S3, de 1931, contém "magia natalina". Durante o trajeto, por diversas vezes o pequeno herói é testemunha de eventos inusitados: um fantasma que segue viagem de carona, o passeio sobre o teto dos vagões e até um descarrilamento sobre o gelo, que dão inesperada ação para um lugar onde as crianças serão levadas a conhecer o Papai Noel, e recuperar a crença no espírito natalino.
Por que Ver? Um dos primeiros filmes a capturar gestos humanos e os transpor para animação computadorizada, O Expresso Polar é um dos mais adoráveis filmes envolvendo a temática e a real importância do Natal. Uma deslumbrante aventura visual que conta com a sempre eficiente direção de Robert Zemeckis para alcançar seu objetivo, agradar adultos e crianças com uma história repleta de fantasia.
06 – Esqueceram de Mim (1990) ***
Direção: Chris Columbus
Sinopse : Após uma família inteira sair de férias com destino a Paris para passar os feriados de Natal acabam esquecendo um dos seus filhos (Macaulay Culkin), com apenas oito anos em casa. Assim, o garoto se vê obrigado a se virar sozinho e a defender a casa de dois ladrões.
Por que Ver? Exaustivamente reprisado na TV, Esqueceram de Mim se tornou um dos maiores clássicos do Natal no Brasil e também foi responsável pelo estrelato do ator mirim, Macaulay Culkim, que com a chegada da vida adulta perdeu os papeis e também o prestigio com o público.
07 – Gremlins (1984) ***
Direção: Joe Dante
Sinopse: Rand Peltzer (Hoyt Axton) é um "inventor" que, ao tentar dar um presente natalino único para seu filho, Billy Peltzer (Zach Galligan), compra em Chinatown um Mogwai, um ser aparentemente gracioso. Entretanto, o neto do ancião o vende por duzentos dólares e diz as regras essências para ter um Mogwai: nunca colocá-lo diante de uma luz forte e muito menos na luz solar, que pode matá-lo; nunca molhá-lo e, a regra principal, nunca o alimente após a meia-noite, mesmo que ele chore ou implore. Quando Billy recebe o presente fica maravilhado, mas as regras não são respeitadas. Assim, quando é molhado o Mogwai se multiplica assustadoramente e, alimentados após a meia-noite, se tornam criaturas más, que aterrorizam a cidade.
Por que Ver? Clássico dos anos 80/90, quem não se recorda das três regras para se manter um Mogwai e o quanto são interessantes as situações envolvendo os Gremlins. Verdadeiramente, o filme é obrigatório é marcante.
08 – Uma História de Natal (1983) **1/2
Direção: Bob Clark
Sinopse: Nos anos 40, Ralphie é um garotinho que sonha em ganhar uma bela espingarda vermelha de presente de Natal. A todo custo, tenta convencer seus pais superprotetores que esse é o presente ideal, mas ninguém parece querer ouví-lo, e por vários motivos a espingarda torna-se um presente cada vez mais distante para ele. O filme tornou-se um clássico natalino com o passar dos anos.
Por que Ver? Um dos mais amados filmes nos Estados Unidos, Uma História de Natal ainda deve ser descoberto pelo público brasileiro para poder transmitir sua cativante mensagem da importância do natal e o real significado da data para uma criança. Sempre tentando agradar ao seu público – seja ele infantil ou adulto – com um olhar nostálgico e sensível sobre as situações que envolvem uma data tão celebrada pelo mundo.
09 – Um Herói de Brinquedo (1996) **1/2
Direção: Brian Levant
Sinopse: Um homem de negócios (Arnold Schwarzenegger) chega atrasado à aula de caratê do seu filho e para tentar compensar, promete ao menino que lhe dará qualquer coisa que ele peça no Natal. O garoto então pede o "Turbo Man", o brinquedo sensação do momento e sonho de todas as crianças. Acontece que já é véspera de Natal e o brinquedo não existe em lugar nenhum. Com todos os estoques já esgotados, ele então se propõe a cumprir a promessa, não importando o quanto isto lhe custe, mas, além de se meter em uma série de complicações, ainda tem de ser mais esperto que um carteiro, que tem o mesmo objetivo e também é igualmente obstinado no seu intento.
Por que Ver? Adorei quando assisti ainda durante minha infância esse divertido filme protagonizado por Arnold Schwarzenegger e também Phil Hartman. E para colocá-la no meu top 10, apostei todas as minhas fichas em minha nostálgica memória para indicar essa inocente e engraçada comedia que consegue de maneira alegórica exemplificar as loucuras envolvendo as compras de natal.
10 – Um Duente em Nova York (2002) **1/2
Direção: Jon Favreau
Sinopse: Buddy (Will Ferrell) foi criado no Pólo Norte e, apesar de ser um humano, acaba se transformando em um elfo. Após ter problemas na comunidade em que vive, Buddy decide largar tudo e partir rumo à Nova York. Seu objetivo é encontrar Walter (James Caan), seu pai, mas logo se decepciona ao saber que ele é um grande sovina e não acredita em Papai Noel.
Por que Ver? Outra comédia presente na lista, dessa vez graças a toda elegância da direção de Jon Favreau e a enorme capacidade de Will Ferrell – um dos meus comediantes prediletos –, de realizar o papel de um duente “inocente” e que se envolve em situações realmente hilárias para tentar provar a existência de Papai Noel e a importância do Natal.
Outros que merecem ser vistos: Operação Presente(2011), Meu Papai é Noel(1994), O Grinch(2000), Simplesmente Amor(2003), O Estranho Mundo de Jack(1993), Férias Frustradas de Natal(1989), Os Fantasmas Contra Atacam(1988), Duro de Matar(1988), Adorável Avarento(1970), Trocando as Bolas(1983), Duas Semanas de Prazer(1942), Um Anjo Caiu do Céu (1947), Natal Branco(1954), Noite do Terror(1974), Papai Noel das Cavernas(2010), Um Homem de Família(2000), e Feliz Natal (2005).
Nenhum comentário:
Postar um comentário