Amanhã finalmente descobriremos qual é o melhor filme de 2012 segundo a mais importante premiação cinematográfica, os prêmios do Oscar. Chegando em sua 85° entrega de prêmios, nesse ano não existe um filme que desponte como único favorito na corrida pela estatueta dourada, longe disso, em razão de importantes ausências entre os indicados – como a não inclusão entre os indicados a melhor diretor para Ben Affleck (Argo) e Kathryn Bigelow( A Hora mais Escura) – na maioria das categorias são várias as possibilidades de vencedores e por mais que aja uma tendência – em grande parte para as repetitivas premiações ao filme Argo –, grande parte das obras podem sonhar com suas estatuetas em um ano em que tivemos uma safra diferenciada repleta de bons e alguns ótimos filmes, tanto americanos quanto pelo resto do mundo, masinfelizmente foi algo que não se repetiu no cinema brasileiro (com uma safra fraquissima).
E após correr contra o tempo para assistir a todos indicados, vou analisar abaixo os possíveis favoritos e também os meus favoritos para as principais categorias do Oscar 2013.
Melhor Filme em Língua Não-Inglesa
Amour (Áustria)
Kon-Tiki (Noruega)
No (Chile)
O Amante da Rainha (Dinamarca)
War Witch (Canadá)
Comentário: Não assisti a todos os indicados ao prêmio de melhor filme estrangeiro mas acho que é certeza absoluta a “merecida” premiação para um dos mais cultuados filmes do ano o austríaco Amour, mais uma grande criação do diretor austriaco Michael Haneke.
Melhor Filme de Animação
Valente
Frankenweenie
ParaNorman
Detona Ralph
Piratas Pirados
Comentário: Entre os indicados admiro duas e parecidas obras: Frankenweenie e ParaNorman. Acho que Piratas Pirados e Valente são animações fracas em seu conteúdo e Detona Ralph apesar de um bom roteiro é por demais infantil. Sendo assim, vou torcer por uma vitória de Frankenweenie e um troféu para o ainda que irregular Tim Burtom (apesar de ser um diretor extremamente autoral).
Melhor Roteiro Adaptado
Argo
Indomável Sonhadora
As Aventuras de Pi
Lincoln
O Lado Bom da Vida
Comentário: Além de ser o grande favorito ao prêmio de melhor roteiro adaptado, Argo também é meu favorito e possível vencedor da categoria.
Melhor Roteiro Original
Amour
Django Livre
O Vôo
Moonrise Kingdom
A Hora mais Escura
Comentário: Entre os indicados ao prêmio de melhor roteiro original possuo duas predileções: Django Livre, magistralmente roteirizada por Quentin Tarantino e também toda qualidade do roteiro de Wes Anderson na ótima obra Moonrise Kingdom. Vou torcer e acredito também em uma premiação para Django Livre, mesmo sabendo que A Hora mais Escura é forte concorrente e divide com Django o favoritismo.
Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Adams em O Mestre
Anne Hathaway em Os Miseráveis
Helen Hunt em The Sessions
Jacki Weaver por O Lado Bom da Vida
Sally Field em Lincoln
Comentário: Acredito em uma vitória de Anne Hathaway por sua ótima atuação em Os Miseráveis, mas ficaria muito feliz também com uma premiação para a corajosa e terna atuação de Helen Hunt por As Sessões (que já venceu o Oscar de melhor atriz por Melhor é Impossível e em 2012 é minha atuação predileta). Do restante das indicadas nenhuma atuação em minha opinião se sobressai. Amy Adams tem um papel forte em O Mestre, mas pouco louvável, Sally Field tenta uma redenção em Lincoln mas seu personagem é pequeno e tem poucos momentos memoráveis e Jacki Weaver foi a grande zebra entre as indicadas roubando uma possível indicação de Nicole Kidman por “The Paperboy”.
Melhor Ator Coadjuvante
Alan Arkin em Argo
Christoph Waltz em Django Livre
Robert de Niro por O Lado Bom da Vida
Philip Seymour Hoffman em O Mestre
Tommy Lee Jones em Lincoln
Comentário: Espero e torço de forma vibrante para uma premiação de melhor ator coadjuvante para Christoph Waltz por seu papel em Django Livre, acho sua atuação em Django verdadeiramente espetacular. Alan Arkin está particularmente bem em Argo mas tem uma atuação apenas convencional, assim como Robert De Niro e seu redentor papel em O Lado Bom da Vida. Minha segunda opção para o premio é Philip Seymour Hoffman é sua “madura” atuação em O Mestre e já quanto a Tommy Lee Jones que também é grande favorito na categoria, não vejo sua atuação em Lincoln como algo extraordinário e ainda enxergo que seu personagem tem apenas um grande momento na obra, quando é revelado ao espectador o real motivo para sua luta em prol do fim da escravidão. Não tem como negar que é uma cena chave para o filme é também memorável para o espectador.
Melhor Atriz
Emmanuelle Riva em Amour
Naomi Watts por O Impossível
Jennifer Lawrence em O Lado Bom da Vida
Jessica Chastain em A Hora mais Escura
Quvenzhané Wallis por Indomável Sonhadora
Comentário: Minha atuação predileta é sem duvida alguma Emmanuelle Riva por Amor e vou torcer muito para sua vitória amanhã na entrega dos prêmios. O grande problema é o enorme favoritismo que Jennifer Lawrence também tem por sua grande atuação em O Lado Bom da Vida. Outra atuação que admiro e vejo como excepcional é a de Naomi Watts em O Impossível. Quanto às atuações de Jessica Chastain e Quvenzhané Wallis, se alguma das duas for premiada será de forma injusta e também uma das maiores zebras da história da premiação. E mesmo assim uma possível vitória de Jessica não é algo difícil de se imaginar, uma vez que Jennifer Lawrence e Emmanuele Riva podem dividir uma votação mais acirrada e assim a terceira maior força, Jessica Chastain, pode incrivelmente sair como a grande vencedora.
Melhor Ator
Denzel Washington por O Vôo
Bradley Cooper em O Lado Bom da Vida
Daniel Day-Lewis em Lincoln
Hugh Jackman em Os Miseráveis
Joaquin Phoenix em O Mestre
Comentário: Apesar de ser quase certeza a premiação de Daniel Day-Lewis por Lincoln no filme de mesmo nome, esse ano não é minha atuação predileta. Vou torcer por Joaquin Phoenix e sua brilhante atuação em O Mestre. O grande ponto forte em relação a Daniel Day-Lewis em Lincoln é que sua atuação é o filme, isso é, o filme gira em torno de seu personagem, e já o restante dos indicados, apesar de também serem a “coluna cervical” de suas obras, nenhum outro ator tem tanta admiração e consegue até mesmo com simplicidade transpor um personagem como Lewis. Talvez o segundo grande favorito seja Hugh Jackman por Os Miseráveis, que também acho uma grande atuação, mas que perde importância ao longo do filme e como grandes azarões surgem Denzel Wahsington por O vôo ( uma atuação correta, forte, porém nada extraordinária) e Bradley Cooper em O Lado Bom da Vida (pela primeira vez sendo levado a sério).
Melhor Diretor
Michael Haneke por Amour
Steven Spielberg por Lincoln
David O Russell por O Lado Bom da Vida
Ang Lee por As Aventuras de Pi
Benh Zeitlin por Indomável Sonhadora
Comentário: Vou ser muito sincero ao analisar a premiação de melhor diretor. Primeiro que foi a categoria com os maiores equívocos entre os indicados ao Oscar 2012. Como deixar de fora Kathryn Bigelow e principalmente Ben Affleck, após seus respectivos filmes serem grandes favoritos ao premio de melhor filme. Lembro que são raros os casos onde o vencedor do premio de melhor filme não é o vencedor da categoria de melhor direção. Sendo assim, Steven Spielberg é o grande favorito, mas não é o meu favorito. Acho sua direção segura e correta, e só. A grande direção entre os indicados é sem sombras de dúvida a de Ang Lee em As Aventuras de Pi, essa sim é uma direção repleta de dificuldades em transposição e demonstração de várias técnicas na composição do filme. Efeitos especiais, cenas no mar, passagens de tempo e um 3D incrivelmente bem filmado, portanto, meu predileto. Outra possibilidade é a vitória de Michael Haneke por Amour (o que não seria um absurdo) ou mesmo uma vitória de David O. Russel por O Lado Bom da Vida. Já Benh Zeitlin é uma enorme zebra que “roubou” além das vagas já citadas de Bigelow e Affleck, também uma justíssima e merecida indicação de Tom Hooper por Os Miseraveis, um dos grandes filmes do ano e particularmente, o melhor trabalho de um diretor em 2012.
Melhor Filme
Amour ***1/2
Argo ***1/2
Indomável Sonhadora ***
Django Livre****1/2
Os Miseráveis ***1/2
As Aventuras de PI ****
Lincoln ***
O lado bom da Vida ***
A hora mais Escura ***
Comentário: Finalmente chegamos ao prêmio de melhor filme de 2012. São grandes obras e também diferentes opções de gostos e escolhas. Adoro a ideia de mais que cinco filmes entre os indicados e acho que seria mais correto serem dez, e não o que vem ocorrendo nos últimos dois anos onde temos o número de nove filmes indicados a premiação máxima do cinema. Entre as mais sentidas ausências estão: Moonrise Kingdom, O Mestre, 007- Operação Skyfall, As Sessões, Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge e O Impossível. Claro que algumas injustas (principalmente Moonrise Kingdom) e outras apenas suposições.
Os grandes favoritos da categoria são: Argo (uma obra bem realizada, com ótimo elenco, ótimo roteiro e uma produção fabulosa), Lincoln (que a enxergo apenas como um filme bem filmado e correto, longe de ser absoluto), A Hora Mais Escura ( também uma boa produção porém irregular) e Amour (que “corre por fora” justamente por ser uma obra “menor”, de pouca expressão dentro do universo cinematográfico americano). Meus três filmes prediletos são Django Livre( o melhor filme do ano em minha opinião mas com chances praticamente numas), As Aventuras de Pi ( um filme fantástico e com a “alma” do Oscar, mas que incrivelmente não desponta como favorito) e Os Miseráveis ( com muitos acertos, mas também alguns erros, e não é uma obra “perfeita”), mas ainda sim tem chances de ser premiada.
E os dois grandes azarões da categoria são O Lado Bom da Vida ( um filme prazeroso em ser assistido e que tem um público que o cultua) e Indomável Sonhadora, uma obra independente, que não custou nem dois milhões de dólares e que realmente é a maior zebra do ano ( e que acho um filme superestimado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário