Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Crítica do Filme: Xingu (2012)**

Direção: Cao Hamburger
Gênero: Drama
Elenco: João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Maria Flor e Fabio Lago.
Sinopse:
Os irmãos Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo Villas Bôas (Caio Blat) resolvem trocar o conforto da vida na cidade grande pela aventura de viver nas matas. Para isso, resolvem se alistar no programa de expansão na região do Brasil central, incentivado pelo governo. Com enorme poder de persuação e afinidade com os habitantes da floresta, os três se tornam referência nas relações com os povos indígenas, vivenciando incríveis experiências, entre elas a eterna conquista do Parque Nacional do Xingu.

Minha Crítica: Apesar dos grandes nomes envolvidos no projeto de filmar a saga dos irmãos Villas-Bôas pela Amazônia, o filme Xingu está longe de ser uma obra definitiva – como deveria de ser –, ao contrario, é um filme muito irregular que contem apenas traços de qualidade na eficiente direção de Cao Hamburger (O Ano em que Meus pais Saíram de Férias) e no ótimo elenco envolvido, onde como sempre se destaca a convincente atuação João Miguel.

Com cara de documentário e conduzido por um roteiro frio que acaba levantando questionamentos, mas que não consegue expor eu explicar suas pretensões, o filme é na realidade uma junção de pequenas histórias envolvendo a criação do Parque Nacional do Xingu e o envolvimento dos irmãos Villas-Bôas com as comunidades indígenas, que apesar de serem renomados defensores, acabavam não dando as costas para seus empregadores, o governo nacional.

Apesar de bem filmado, Xingu é uma obra fria e que tem pouco a acrescentar ao espectador em termos de cinema ou mesmo uma história eficiente. O filme até tenta passar a imagem de um grandioso épico, mas não passa de ser aquilo que acabou se tornando: uma espécie de filme feito para TV realizado às pressas, sem aprofundamento nos personagens secundários e muito prático em tentar contar uma história que poderia render um grande filme em uma singela película de 1h 40 minutos.
Trailer Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário