Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

sábado, 29 de agosto de 2015

Crítica: Medo e Desejo (1953) **




Direção: Stanley Kubrick

Sinopse: Durante uma guerra, um grupo de quatro soldados sofre um acidente de avião e cai por trás das linhas inimigas. Enquanto planejam construir uma jangada e voltar para suas forças descendo um rio, os soldados capturam uma jovem camponesa que os vira e também descobrem uma base militar com a presença de um general. Eles hesitam no que fazer com a moça e se devem arriscar e atacar e tentar matar o general, ou fugir pelo rio.

Meu Comentário: Medo e Desejo, primeiro filme da carreira do consagrado diretor Stanley Kubrick, surpreende seu espectador pelo excesso de amadorismo e não lembra em nada os grandiosos filmes de sua brilhante carreira: Glória Feita de Sangue, Spartacus, Dr. Fantástico, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica e O Iluminado.

Realizado com recursos mínimos, o filme foi produzido, dirigido e editado pelo diretor com a ajuda de familiares e amigos. O próprio Kubrick chegou a afirmar que as ideias eram boas mas que eles não sabiam como dar vida a elas. Apesar de tudo, o filme ainda garantiu algumas opiniões respeitáveis nos circuitos de cinema dos Estados Unidos. O diretor tinha tanta aversão ao projeto que chegou até mesmo a comprar parte das cópias para evitar sua exibição, algo que acabou gerando um interesse ainda maior nos cinéfilos e seus admiradores.

“Medo e Desejo” vale muito mais a titulo de curiosidade do que qualidade cinematográfica. É uma obra menor na carreira do diretor e ínfima na história do cinema, bem diferente de grande parte de sua filmografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário