Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

domingo, 18 de janeiro de 2015

Crítica do Filme: Invencível (2014) ***

Direção: Angelina Jolie
Elenco: Jack O´Connell, Domhnall Gleeson, Takamasa Ishihar


Meu Comentário: Dirigido por Angelina Jolie, que anteriormente havia filmado o “irregular” “Na Terra de Amor e ódio (2011)”, “Invencível” acompanha a surpreendente história de sobrevivência de Louis Zamperini (Jack O´Connell), que desde a infância usa o seu poder de superação para alcançar seus objetivos. Durante o filme, o espectador acompanha a sua trajetória através do esporte (como atleta olímpico), em uma incrível luta pela sobrevivência em alto-mar após um acidente aéreo e também no maior desafio de sua vida: sobreviver a um campo de concentração japonês e as torturas impostas por seu cruel comandante.

Lembro que “Invencível” surgiu como uma grande força para a temporada de premiações, mas que acabou ficando de fora do Globo de Ouro e no Oscar apenas foi lembrado nas categorias técnicas (melhor fotografia, som e Mixagem de Som). E somente após o assistir que percebemos a sua falta de brilho, que resulta em um filme por vezes “apático” e repleto de clichês, e que mesmo com uma história verdadeiramente poderosa acaba não funcionando. 

Cito ainda que o roteiro de “Invencível” teve a participação dos sempre geniais irmãos Coen, entretanto, pouco se percebe de seu estilo de narrativa ao longo da obra.

“Invencível” está longe de ser um filme ruim, ao contrário, é um bom filme. E faço questão de ressaltar as suas atuações (principalmente a de Jack O´Connell), como também algumas cenas realmente inspiradoras, mas ainda falta ao filme “aquele algo a mais”, algo que o diferencie de tantas obras semelhantes e ainda superiores, como os inesquecíveis clássicos: “O Inferno nª17(1953) e Fugindo do Inferno(1963).

Nenhum comentário:

Postar um comentário