Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

domingo, 18 de janeiro de 2015

Crítica do Filme: Homens, Mulheres e Filhos (2014) ****

Direção: Jason Reitman
Elenco: Adam Sandler, Jennifer Garner, Rosemarie DeWitt, Judy Greer, Ansel Elgort.


Sinopse: O filme acompanha a história de um grupo de adolescentes do ensino médio e de seus pais enquanto tentam lidar com as diversas maneiras nas quais a Internet mudou seus relacionamentos, suas comunicações, suas autoimagens e suas vidas amorosas. O filme trata de questões sociais como a cultura dos videogames, anorexia, infidelidade, busca da fama e a proliferação de material ilícito na Internet.

Meu Comentário: Como todo ano acontece durante a temporada de prêmios (que basicamente ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro), faço questão de assistir a todos os filmes indicados as premiações (Oscar, Globo de Ouro, SAGS e prêmios da crítica), como também aos principais filmes que ficaram de fora das premiações. Filmes que a principio eram “apostas” certas, mas que após as suas estreias acabaram decepcionando ou sendo esquecidos por críticos e eleitores, ou mesmo sendo injustiçados, fato sempre recorrente com algumas obras.

E “Homens, Mulheres e Filhos” é um excelente exemplo de uma obra repleta de qualidades, mas que acabou sendo preterida nas premiações. Lembro que o filme é dirigido por Jason Reitman, que vem nos últimos anos colecionando sucesso e reconhecimento, tanto que chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor filme em duas ocasiões: Juno (2007) e Amor sem escalas (2009). E nos últimos anos apresentou duas obras que dividiram opiniões: o amargurado Jovens Adultos(2012), que considero uma obra menor, e também o “incompreendido” Refém da Paixão(2013), que também foi ignorado pela critica, mas que considero um dos melhores filmes de 2013.

E por incrível que pareça, novamente o diretor apresenta um ótimo filme que acaba sendo esquecido ou mal interpretado por seus analistas, pois “Mulheres, Homens e Filhos” é um filmaço, com uma história muito bem “amarrada”, personagens extremamente ricos e um excelente desenvolvimento de seu roteiro.

O filme possui uma narrativa moderna (assim como seu visual), e situações cotidianas totalmente palpáveis a qualquer família que esteja sofrendo as consequências de uma presença tão forte da internet em suas vidas. Além disso, o filme se apresenta como uma potente “comédia dramática”, e onde seus personagens lidam com frustrações, problemas de relacionamento, paixões e situações totalmente palpáveis e reais, sendo um importante centro de conexão entre espectador e obra.

Definitivamente, Jason Reitman sabe conduzir uma boa história e isso fica evidente na excelente forma com que adaptou o roteiro e o conduziu durante toda sua duração, pois “Homens, mulheres e Filhos” pode até ter ficado de fora da temporada de premiações, mas em minha opinião continua sendo um dos melhores filmes de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário