Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Crítica do Filme: Meu Pé de Laranja Lima (2013)**1/2 (Filme Regular)

Direção: Marcos Bernstein   
Gênero: Drama
Elenco: João Guilherme de Ávila, José de Abreu, Caco Ciocler, Eduardo Moreira.
Sinopse:
Zezé (João Guilherme de Ávila) é um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta, devido ao fato de que seu pai está desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga (José de Abreu), um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo.

Comentário: Baseado no clássico da literatura brasileira, Meu pé de Laranja Lima fica “devendo” em sua releitura cinematográfica pois carece de emoção e principalmente pelo fraco desempenho – e também muito longe de uma realidade –, do seu personagem principal Zezé, onde infelizmente a escolha de seu protagonista, o jovem ator João Guilherme de Ávila (filho do cantor Leonardo), não consegue convencer a um espectador mais exigente por justamente não ter uma “cara” conveniente com seu personagem: um menino pobre do interior, extremamente levado e igualmente sofredor. Parâmetros obrigatórios e também recorrentes na obra que ficam muito longe do resultado visto na tela.

Sendo mais uma obra que aborda o imaginário infantil, Meu Pé de Laranja Lima tem como grande destaque a participação de Jose de Abreu no inesquecível personagem Portuga e também na boa ambientação criada pelo diretor Marcos Bernstein, que havia dirigido anteriormente apenas o surpreendente O Outro Lado da Rua(2004) e que parece refletir nessa sua nova empreitada erros recorrentes. São dois filmes de grande qualidade técnica e algumas ótimas atuações (em O Outro Lado da Rua brilham Fernanda Montenegro e Raul Cortez), mas que deixam no espectador uma sensação de não satisfação por completo, resumindo, novamente Bernstein falha no desenvolvimento final de sua obra mesmo tendo uma excelente história nas mãos, caso clássico que ocorre com essa adaptação da memorável obra de José Mauro de Vasconcellos. 


A Idéia e a premissa contidas em Meu Pé de Laranja Lima são maravilhosas, infelizmente em sua versão cinematográfica as emoções e situações principais transpostas para as telas me soaram muitas vezes de maneira “falsa” e também pouco tocante, resultando em uma obra muito “fria” e principalmente distante do seu espectador. Trailer Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário