Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Crítica do Filme: O Grande Hotel Budapeste (2014) ****(releitura)

Direção: Wes Anderson.
Elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, F.Murray Abraham, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jeff Goldblum,  Jude Law.


Sinopse: No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.

Meus Comentários: O Grande Hotel Budapeste é sem sombras de dúvidas um dos melhores filmes do ano e mais um trabalho brilhante do diretor Wes Anderson, e que merecidamente foi indicado ao Oscar de melhor filme, roteiro e direção.

Um dos grandes méritos do diretor foi conseguir criar sua marca, seu estilo de direção e desenvolvimento, que foi capaz de fazer qualquer espectador mais atento perceber que está assistindo a uma criação sua, e essa é uma característica obrigatória de um grande diretor autoral. E digo mais, são poucos os casos recentes onde essa “assinatura de autor” é nítida, e talvez por isso (e muitas outras coisas), eu considero Anderson um dos melhores diretores de sua geração.

Com base em um roteiro de diálogos impecáveis e situações inimagináveis (onde o sarcasmo prevalece), "O Grande Hotel Budapeste" possui todos os méritos e características presentes em um grande filme (algo que ele é). Sem falar nas interessantes atuações de todo o elenco e nas sempre especiais participações de algumas figurinhas carimbadas nas obras do diretor: Adrien Brody, Ralph Fiennes e Willem Dafoe.

Divertido, inteligente, carismático, surpreendente e magnificamente bem filmado, "O Grande Hotel Budapeste" é uma obra formidável e totalmente indicada para quem aprecia o melhor do cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário