Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

sábado, 3 de março de 2018

Oscar 2018: Confira os favoritos nas principais categorias


Acontece no próximo domingo (04), a partir das 22h (horário de Brasília), a 90º edição do Oscar, premiação oferecida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde 1929 e reconhecida como a mais importante da indústria cinematográfica mundial.
A festa, que une o desfile de celebridades pelo tapete vermelho, shows e humor, celebra através da entrega de 24 estatuetas os grandes destaques do cinema em 2017. Confira quem são os grandes favoritos nas principais categorias do Oscar 2018:
Melhor Filme
Nesta edição, dois filmes disputam o protagonismo e são favoritos ao Oscar de Melhor Filme. A Forma da Água lidera em número de indicações (13, no total), além de ter vencido o Leão de ouro em Veneza e ter o prêmio de melhor filme dos Producers Guild Awards (Sindicato dos Produtores dos EUA). A obra, que pertence ao "cinema fantástico", é dirigida por Guillermo del Toro, um especialista no gênero. Protagonizado por Sally Hawkins, Richard Jenkins e Octavia Spencer, o filme aborda a relação de uma zeladora com um homem anfíbio mantido em um laboratório do governo americano durante a Guerra Fria. Poético, ele é um convite ao escapismo, a fantasia, uma verdadeira fábula da "bela com a fera", com um vilão bem definido e uma história que remete ao clássico O Monstro da Lagoa Negra (1954).

Na outra ponta está Três Anúncios Para um Crime, o meu predileto na disputa. Dirigido por Martin McDonagh ( Na Mira do Chefe), o filme acompanha a saga de Mildred Hayes (Frances McDormand) na tentativa de encontrar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha. Para isso, decide chamar atenção para o caso através de três outdoors em uma estrada raramente usada. A partir daí, o filme entra em um território repleto de reviravoltas, personagens fascinantes e diálogos memoráveis. Sem falar nas brilhantes atuações de Frances McDormand, Sam Rockwell e Woody Harrelson.
Também disputam a premiação os filmes Corra!, Dunkirk, Lady Bird, Me Chame pelo Seu Nome, O Destino de uma Nação, The Post - A Guerra Secreta e Trama Fantasma. 
Melhor diretor
A categoria de melhor direção tem um grande favorito: Guillermo del Toro. E esse favoritismo ganha ainda mais destaque com a ausência do seu "maior concorrente", Martin McDonagh, responsável por Três Anúncios Para um Crime. Aliás, essa ausência também é responsável por uma teórica vantagem de A Forma da Água na categoria de melhor filme, já que, historicamente, são raros os casos onde um filme venceu a premiação sem o diretor ter sido indicado. Também vale mencionar que, nos últimos anos, dois diretores mexicanos, assim como del Toro, foram premiados. Alfonso Cuáron, por Gravidade, e Alejandro González Iñárritu, por Birman e O Regresso. 
Também estão na briga Christopher Nolan, que apresenta um ótimo trabalho em Dunkirk, Paul Thomas Anderson, por Trama Fantasma, Greta Gerwig, por Lady Bird e Jordan Peele, pelo original, e imperdível, Corra!.

Melhor Ator
O grande favorito na categoria é Gary Oldman, que está praticamente irreconhecível no papel de Winston Churchill. Também estão na disputa Daniel Day-Lewis, com uma incrível atuação em Trama Fantasma, Daniel Kaluuya, por Corra!, Denzel Washington, em mais uma grande atuação em Roman J. Israel, e Timothée Chalamet, a grande revelação do ano, por Me Chame pelo Seu Nome.
Melhor Atriz
Merecidamente, e reconhecidamente, a grande favorita é Frances McDormand, que apresenta uma atuação poderosa em Três Anúncios para um Crime. E o favoritismo se torna ainda maior com a vitória da atriz no Globo de Ouro, Bafta e no Screen Actors Guild Awards. Entre as indicadas está Meryl Streep ( The Post), recordista de indicações na categoria, Sally Hawkins (A Forma da Água), Saoirse Ronan (Lady Bird) e Margot Robbie, que torna "Eu, Tonya" um filme ainda melhor. 
Melhor Ator Coadjuvante 
O favorito na categoria de melhor ator coadjuvante é Sam Rockwell, por Três anúncios para Um Crime. No filme, ele interpreta o "aloucado" policial Dixon. Correndo por fora estão Christopher Plummer, por Todo o Dinheiro do Mundo, Woody Harrelson, que também apresenta uma grande atuação em Três Anúncios para Um Crime, Richard Jenkins, por A Forma da Água, e Willem Dafoe, por Projeto Flórida, que chegou a ser cotado como favorito, mas perdeu força ao longo da "temporada de premiações".
Melhor Atriz Coadjuvante 
indiscutivelmente a grande favorita é Allison Janney, que interpreta a mãe da personagem Tonya Harding, em "Eu, Tonya", e apresenta uma atuação realmente fantástica. Além dela, duas atrizes merecem destaque. Lesley Manville, por Trama Fantasma, e Laurie Metcalf, por Lady Bird. Completam as indicações Mary J. Blige, por Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi, e Octavia Spencer, por A Forma da Água.

Um comentário:

  1. Adorei Dunkirk! A historia está bem estruturada, o final é o melhor. Christopher Nolan como sempre nos deixa um trabalho de excelente qualidade, sem dúvida é um dos melhores diretores que existem, a maneira em que consegue transmitir tantas emoções com um filme ao espectador é maravilhoso. Dunkirk é um filme com un roteiro maravilhoso. É um filme sobre esforços, sobre como a sobrevivência é uma guerra diária, inglória e sem nenhuma arma. Acho que é um dos melhores filmes ação é uma produção que vale a pena do principio ao fim. É um exemplo de filme que serve bem para demonstrar o poder do cinema em contar uma história através de sons e imagens, que é, diga-se de passagem, a principal característica da sétima arte.

    ResponderExcluir