Amanhã vamos descobrir quais são os grandes vencedores do Oscar 2015, e
em uma ano onde a disputa ao prêmio de melhor filme está acirradíssima, também saberemos qual foi o melhor filme de 2014 para a Academia de artes e ciências Cinematográficas.
E como faço anualmente, novamente participei de uma verdadeira “corrida maluca” contra o tempo e também a procura de assistir a todos os indicados as principais categorias do Oscar 2015. E mesmo sempre preferindo assistir aos grandes filmes no cinema, foi graças a Internet (pois esse ano as redes de cinema dificultaram ainda mais a exibição dos indicados ao prêmio), que consegui assistir a aproximadamente 95% dos indicados. Além disso, como já é uma tradição, aproveito a esses dias que antecedem ao premio para rever a alguns dos principais indicados, tudo para ter uma opinião mais concreta em relação as obras.
Apesar de 2014 ter se desenhado como um ano cinematograficamente fraco, após se iniciar a temporada de premiações (que consiste entre os meses de dezembro e fevereiro), finalmente despontaram os grandes filmes do ano, e hoje eu posso falar tranquilamente que o Oscar desse ano possui grandes filmes entre os concorrentes.
Como funciona a Premiação
E para você que não sabe direito como funciona o Oscar, segue abaixo algumas curiosidades a respeito da premiação:
- Ao contrário do Globo de Ouro onde apenas 93 votantes decidem os vencedores, no Oscar são aproximadamente 5.800 eleitores que votam para eleger os melhores do ano. E entre eles estão diretores, atores, atrizes, roteiristas e participantes ativos de quinze categorias cinematográficas. E a maneira mais fácil de se credenciar para ser um membro votante da academia é sendo indicado, depois disso, a pessoa é convidada a integrar o corpo de membros e se torna um membro votante.
- Durante o processo de seleção dos indicados, cada votante tem direito a indicar cinco filmes dentro de sua categoria para a premiação, sendo assim, quem é diretor indica cinco diretores; quem é montador indica cinco montagens. E além disso, cada membro ainda escolhe uma obra para disputar a categoria de melhor filme. Depois que é divulgada a lista dos indicados, aí sim todos os membros da Academia votam em apenas um indicado em todas as categorias e o resultado final só é descoberto na noite de premiação.
Vejamos, abaixo, minha opinião a respeito das principais categorias do Oscar 2015:
Melhor animação
"Operação Big Hero"
"Como treinar o seu dragão 2"
"Os Boxtrolls"
"Song of the sea"
"The Tale of the Princess Kaguya"
Uma das grandes surpresas na categoria foi a não indicação da elogiada animação “Uma Aventura Lego”, que chegou a ser indicada ao Globo de Ouro e premiada por algumas associações de críticos como a melhor animação do ano. Eu particularmente acredito que o filme deveria ser indicado, mas não é a minha animação predileta. Com isso, a academia privilegiou duas produções mais artísticas, uma americana e a outra japonesa. E talvez o grande mérito da categoria é que o Oscar tem dado indicações a várias produções estrangeiras, o que proporciona aos filmes uma boa visibilidade e também uma sinalização ao espectador, de boas produções dentro do gênero. Bem, o único filme que não assisti entre os indicados foi “Song of the Sea”, e acredito que a briga fique entre Operação Big Hero e Como Treinar o seu Dragão, que talvez seja o favorito após a sua vitória no Globo de Ouro.
Minha Aposta: A minha animação predileta de 2014 é Operação Big Hero.
Melhor filme em língua estrangeira
"Ida" (Polônia)
"Leviatã" (Rússia)
"Tangerines" (Estônia)
"Timbuktu" (Mauritânia)
"Relatos selvagens" (Argentina)
Esse ano estamos vendo a mais acirrada disputada na categoria de melhor filme estrangeiros dos últimos anos. E o principal motivo é que não há uma unanimidade entre as obras indicadas, todos os filmes são de qualidade possuem boas chances de ser o premiado. Até mesmo os obras que representam pequenas nações e que teoricamente seriam pouco “conhecidas” são premiadíssimos e disputaram grandes festivais de cinema pelo mundo, e nesse caso cito “Timbuktu”, que representa a Mauritânia e disputou o Festival de Cannes e Tangerines, que representa a Estônia.
Dentre os indicados o único que não assisti foi “Timbuktu”, que como eu disse, vem colecionando elogios e premiações. Não considero nenhum dos filmes que disputam a categoria uma unanimidade ou mesmo enxergo entre elas uma obra que entre para a posteridade, são filmes que chamam atenção pela qualidade e também por suas diferenças: uns são mais sensíveis (Ida), outros mais ousados e populares(Relatos Selvagens) e outros mais críticos(Timbuktu e Leviatã). E teoricamente os grandes favoritos ao prêmio são Leviatã (que venceu o Globo de Ouro) e Ida (que venceu o BAFTA e o European Film Awards). E dentre os indicados gosto muito de Ida e Relatos Selvagens, e enxergo em Leviatã e Tangerines a importância quanto crítica social nessas obras, mas verdadeiramente achei a temática de ambas semelhante a tantos outros filmes.
Minha Aposta: O meu filme estrangeiro predileto de 2014 é Ida. E confio que o Oscar vai privilegiar um filme sensível, muito bem dirigido, de ótimas atuações e de uma fotografia em preto e branco simplesmente maravilhosa, mesmo sabendo que a Academia adora premiar uma obra mais política, um filme que tenha “algo a dizer”, e nesse caso desponte o favoritismo de Leviatã.
Melhor atriz coadjuvante
Patricia Arquette ("Boyhood")
Laura Dern ("Livre")
Keira Knightley ("O jogo da imitação")
Emma Stone ("Birdman")
Meryl Streep ("Caminhos da floresta")
Confesso que dentre as indicadas ao prêmio de melhor atriz coadjuvante só aceito a vitória de duas: Patrícia Arquette (Boyhood) ou Emma Stone (Birdman). Simplesmente por que acredito que a atuação de ambas é muito superior as outras três indicadas: Laura Dern (que tem até uma grande atuação, porém seu papel é pouco relevante dentro do contesto de “Livre”), Keira Knightley (que pouco fez para merecer essa indicação) e Meryl Streep, que apesar de ser uma grande atriz tem uma atuação também contestável.
Minha Aposta: A melhor atuação de uma atriz coadjuvante em 2014 é de Patrícia Arquette em Boyhood, apesar de Emma Stone também apresentar uma atuação poderosa em Birdman.
Melhor ator coadjuvante
Robert Duvall ("O juiz")
Ethan Hawke ("Boyhood")
Edward Norton ("Birdman")
Mark Ruffalo ("Foxcatcher")
J.K.Simmons ("Whiplash")
Gosto muito da qualidade dos trabalhos apresentados pelos atores coadjuvantes indicados ao Oscar, tanto é que os mesmos também foram indicados ao Globo de Ouro da categoria, demonstrando assim uma unanimidade em relação às atuações de 2014. E apesar de serem diferentes, são atuações poderosas e extremamente importantes dentro de seus filmes e onde particularmente só não gosto tanto da atuação de Mark Ruffalo em Foxcatcher, que considero a “mais fraca” entre os indicados. Edward Norton apresenta uma atuação “forte” e marcante, enquanto Ethan Hawke e Robert Duvall apresentam atuações mais sensíveis, minimalistas, mas também de grande qualidade. Agora, nenhuma atuação é mais marcante e poderosa quanto à atuação de J.K.Simmons em Whiplash, simplesmente espetacular.
Minha Aposta: Sem dúvida alguma a melhor atuação de um ator coadjuvante em 2014 é a de J.K.Simmons em Whiphash.
Melhor atriz
Marion Cotillard ("Dois dias, uma noite")
Felicity Jones ("A teoria de tudo")
Julianne Moore ("Para sempre Alice")
Rosamund Pike ("Garota exemplar")
Reese Whiterspoon ("Livre")
Também gosto muito das atuações indicadas ao prêmio de melhor atriz coadjuvante em 2014. E entre elas, só considero que Felicity Jones(A teoria de Tudo), apresenta uma atuação inferior as restantes, e digo mais, eu facilmente a substituiria por Jennifer Aniston, que tem em “Cake” a melhor atuação de sua carreira. Fora isso, colocaria a atuação de Rosamund Pike também um pouco abaixo das três melhores do ano: Julianne Moore, Reese Whiterspoon e Marion Cottillard. São três grandes, poderosas e marcantes atuações: Whiterspoon tem a melhor atuação de sua carreira (mesmo já tendo sido precocemente premiada por Johnny e June), Marion Cottilard novamente nos brinda com uma atuação soberba e Julianne Moore, que além de apresentar uma grande atuação, merece também vencer pelas inúmeras grandes atuações e esnobadas que já recebeu do Oscar. Anteriormente, Julianne Moore havia sido indicada por Longe do Paraíso(2002), As Horas(2002), Fim de Caso(1999) e Boogie Nights(1997).
Minha Aposta: Quase que uma unanimidade...a melhor atuação de 2014 é a de Julianne Moore em Para Sempre Alice.
Melhor ator
Steve Carell ("Foxcatcher")
Bradley Cooper ("Sniper americano")
Benedict Cumbertatch ("O jogo da imitação")
Michael Keaton ("Birdman")
Eddie Redmayne ("A teoria de tudo")
Dentre as categorias de melhor atuação do Oscar 2015, nenhuma está tão disputada quanto o premio de melhor ator. E olha que ainda lamento a ausência de Jake Gyllenhaal, que por tudo que apresentou em “O Abutre” merecia ao menos estar entre os indicados. Já analisando as atuações, as dividiria em três grupos: as que não gosto, a que gosto mas não vai ganhar e as favoritas. As que não gosto são duas: Steve Carell em Foxcather (por considerar que é uma atuação “menor”, “engessada” e escondida atrás de uma maquiagem) e também Bradley Cooper por Sniper Americano (que mesmo sendo reconhecido por sua terceira atuação consecutiva, e alias, uma importante atuação, não acho que está no nível das três melhores da categoria). Em um segundo nível está à atuação de Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação), e que realmente apresenta uma atuação louvável, mas em um ano tão competitivo dificilmente vai ser o vencedor (ou mereça ser). E as duas grandes atuações de 2014 são as dos favoritíssimos Michael Keaton (Birdman) e Eddie Redmayne (A teoria de Tudo). Lembro que ambas as atuações vem colecionando premiações e elogios por todo o mundo, e eu particularmente ainda estou dividido quanto a minha atuação predileta. Não sei se torço para a vitória de uma atuação mais marcante, física e teoricamente “mais complicada e restritiva” de Eddie Redmayne ou por uma atuação redentora, poderosa, forte e repleta de “verdade” que Michael Keaton apresenta em Birdman. Que vença o melhor...e quem vencer entre os dois realmente fez por merecer.
Minha aposta: Não costumo ficar em cima do muro, mas se pudesse votava nos dois: Michael Keaton e Eddie Redmayne.
Melhor diretor
Alejandro Gonzáles Iñárritu ("Birdman")
Richard Linklater ("Boyhood")
Bennett Miller ("Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo")
Wes Anderson ("O grande hotel Budapeste")
Morten Tyldum ("O jogo da imitação")
Esse ano o Oscar privilegiou talentosos cineastas da nova geração em detrimento aos grandes medalhões de Hollywood e que até poderiam ser indicados. E o melhor exemplo é Clint Eastwood, que dirigiu Sniper Americano e mesmo conseguindo uma indicação ao premio de melhor filme ficou de fora da categoria de melhor direção (e o que é bom dizer, foi mais um acerto da Academia). E entre os indicados, considero que dois diretores apresentam trabalhos inferiores aos meus três favoritos da categoria: Bennett Miller em Foxcatcher (que em minha opinião nem deveria ter sido indicado) e também Morten Tyldum, que apesar de apresentar um trabalho de grande qualidade em “O Jogo da Imitação”, não enxergo sua direção de forma tão presente e vibrante quanto nos trabalhos dos principais concorrentes.
Em minha opinião, os três melhores diretores do ano são: Richard Linklater em Boyhood (por ter idealizado e executado um projeto durante 12 anos), Wes Anderson (pela genialidade que demonstra em suas obras, desde o roteiro a direção de arte) e Alejandro G. Iñarritu, que graças a seu domínio do projeto e as poderosas atuações de todo o elenco, transformou Birdman é um dos melhores filmes do ano.
Minha Aposta: Confesso que ficaria feliz com a vitória de qualquer um dos três diretores: Richard Linklater, Iñarritu e Wes Anderson. Mas acredito na vitória (e também votaria) de Richard Linklater por Boyhood.
Melhor filme
"Sniper americano" ***
"Birdman" ***
"Boyhood: Da infância à juventude" ****
"O grande hotel Budapeste" ****
"O jogo da imitação" ****
"Selma" ***
"A teoria de tudo" ***
"Whiplash" ****
Analisando o ano de 2014 pelos indicados ao prêmio de melhor filme, fica claro que 2014 foi um ano de grandes e interessantes filmes. Sem falar bons filmes que ficaram de fora da lista final: O Ano mais Violento, Caminhos da Floresta, Homens, Mulheres e Filhos, Invencível, O Abutre, A Procura, Interestelar e Garota Exemplar.
Dentre os indicados da categoria, considero que três filmes estão um nível abaixo do restante, mesmo reconhecendo a qualidade dessas obras:
Selma – Apesar de sua importância como analise de um momento social/político dos Estados Unidos, o considero um filme extremamente burocrático.
Sniper Americano – Nem vou entrar nos méritos do discurso patriótico da obra, uma vez que considero uma imensa “imaturidade cinematográfica” de quem analisa um filme por essa ótica. Mas cinematograficamente achei que o filme consegue transmitir sua mensagem com eficiência, é muito bem realizado, possui um bom ritmo e desenvolvimento, mas está aquém dos seus concorrentes.
A Teoria de Tudo – Realmente é um bom filme. Fácil de gostar, muito bem interpretado, com uma história envolvente e totalmente palpável, mas é isso, uma grande biografia, muito bem contada, mas não se assemelha a importância de outras obras da categoria.
E agora aponto os grandes filmes da categoria e porque merecem vencer:
Birdman – Birdman é verdadeiramente uma aula de cinema. O filme apresenta uma direção extremamente competente de Iñarritu e uma coleção de atuações poderosas. É talvez o filme mais “difícil” da categoria, muito devido a seu excesso de diálogos e também ao enclausuramento dos seus personagens. Entretanto, mesmo reconhecendo sua qualidade técnica e estética, eu diria facilmente que votaria em Iñarritu para melhor diretor mas não votaria em Birdman para melhor filme.
O Jogo da Imitação – Gostei muito. É também um filme “mais fácil” de acompanhar e se identificar, principalmente por possuir um roteiro que une entretenimento e uma ótima história. Corre por fora na “briga” pelo premio de melhor filme do ano.
Whiplash – Que filmaço! Sem dúvida algum Whiplash é um dos meus filmes prediletos em um ano tão bom. As atuações são fantásticas, o filme possui um ritmo vibrante e o desenvolvimento da obra é irretocável. Gostei muito e votaria nele facilmente para o premio de melhor filme.
O Grande Hotel Budapeste – Esse é um filme que pode ser considerado genial, simplesmente pelo fato de ser. O seu roteiro é extremamente inteligente e repleto de excelentes diálogos, assim como a direção de Wes Anderson, que acerta em tudo, inclusive nas maravilhosas escolhas estéticas da obra. É definitivamente o mais criativo e apaixonante filme entre os concorrentes.
Boyhood: Da infância à Juventude – Confesso que estava muito receoso em assistir a Boyhood. Primeiro que não sou um grande fã dos trabalhos de Linklater, segundo que o filme é o mais longo entre os concorrentes, e como se tratava de um “drama familiar” quase real, fiquei receoso quanto a sua “qualidade”. Quebrei a cara, Boyhood me encantou desde o primeiro minuto com sua sensibilidade e demonstrando ser um retrato fiel da “vida como ela é”. O filme é sincero, tocante, e além de tudo possui a genialidade de ter sido filmado ao longo de 12 anos, pois assim o “filme” poderia acompanhar o desenvolvimento/mudanças de seus personagens (e atores).
Minha Aposta: Digo sem medo que os meus filmes prediletos do ano são: Boyhood, O grande Hotel Budapeste e Whiplash, nessa ordem. Sendo assim, meu voto para o melhor filme do ano vai para Boyhood, mas chamo atenção para o nítido favoritismo de Birdman , mesmo não enxergando nele a abrangência de outras obras da categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário